O Dia das Crianças (12 de outubro) está chegando e com ele a alegria dos presentes para a molecada. E para ajudar pais, mães, tias, avós e toda a família a encontrar o presente perfeito e garantir uma experiência de compra tranquila, o Procon Boa Vista elaborou uma lista com cinco dicas imprescindíveis para evitar qualquer tipo de decepção (e choradeira).
1- Cabe no bolso?
Antes de sair comprando, defina um valor máximo para gastar. Isso evitará surpresas desagradáveis no final das compras. Além disso, é importante também pesquisar em diferentes lojas e comparar os preços. Se possível, utilize sites de comparação dos valores para encontrar as melhores ofertas.
2- Barato demais? Huum…
Fique atento a promoções e descontos especiais para o Dia das Crianças. Mas lembre-se de verificar se a oferta é realmente vantajosa. Opte sempre por produtos de marcas conhecidas e com certificação de segurança.
3- Zero defeitos!
Antes da compra, verifique se o produto possui algum defeito aparente como amassados, manchas ou ranhuras e, sempre que possível, teste os produtos eletrônicos na loja. Vale lembrar que brinquedos com selos do INMETRO garantem que atendem aos padrões de qualidade e segurança para crianças.
4- Confia?
Sejam lojas físicas ou virtuais, busque sempre aquelas com boa reputação e que ofereçam garantia e suporte ao cliente. No caso das compras online, o site deve conter informações claras como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato das empresas. Em caso de dúvida, basta consultar portais como o Site Confiável e o Reclame Aqui.
5- Não gostou, devolva!
Se a compra for online, o consumidor tem direito ao arrependimento. O Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece o prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto, para desistir da compra. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. Porém, se a compra for em loja física, é preciso verificar a política de devolução da loja.
PROCON BV – Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado a compra no comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail [email protected], e pelo Instagram @proconboavista. A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista –https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba DIREITO DO CONSUMIDOR.