Planejar, poupar e usar bem o crédito são saberes e competências que melhoram a vida das pessoas. Pensando nisso, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) aderiu em 2021 ao Programa Aprender Valor, do Banco Central. O Programa tem como objetivo levar informações sobre educação financeira para estudantes da rede pública.
“Com essa iniciativa, estamos dando ferramentas aos nossos estudantes para que se tornem cidadãos mais conscientes e organizados no que diz respeito às finanças” ressaltou o governador Antonio Denarium.
O Aprender Valor é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e no Estado, deverá atender 47.589 alunos desta etapa de Ensino. O Programa é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça.
Gestores e professores das escolas participantes recebem formações ofertadas pela plataforma do Programa sobre a utilização consciente dos recursos financeiros e materiais e materiais de apoio.
Nesta sexta-feira, dia 18, o Banco Central do Brasil realizará uma Live para apresentar o Programa Aprender Valor e os detalhes dessa iniciativa. O evento será a partir das 10h (horário de Brasília) pelo canal no YouTube do Banco Central do Brasil. Para saber mais detalhes os interessados devem participar da Live ou acessar o site https://aprendervalor.caeddigital.net.
Escolas que ainda não fazem parte do Programa ainda podem fazer adesão.
Em todo o país, quatro mil escolas aderiram Aprender Valor e em Roraima, 95 escolas da rede estadual também já participam do programa. A proposta é repassar informações sobre o tema de forma integrada aos conteúdos das disciplinas curriculares obrigatórias, já alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
As escolas que ainda não fazem parte do Programa tem até o dia 25 deste mês para realizar a adesão, por meio do site aprendervalor.bcb.gov.br.
“As escolas que fizeram a adesão em 2021, estão automaticamente cadastradas no programa este ano. Para novas escolas participarem, basta acessarem o site do Programa. Após a adesão, todos os benefícios da plataforma estarão disponíveis”, informou a coordenadora estadual do Programa, Geanni Pereira Monteiro.
O Colégio Militar Estadual Cel. Derly Luiz Vieira Borges é uma das instituições do Estado que fazem parte do Programa. De acordo major Péricles de Araújo, gestor militar da instituição, os temas trabalhados durante a formação no ano letivo de 2021, foram repassados para os estudantes.
“Foram aplicados conhecimentos sobre poupança, habilidades em matemática além de uma avaliação diagnóstica, disponibilizada pela plataforma e vamos dar continuidade a esse trabalho durante todo o ano de 2022” destacou o Major Péricles.