O Programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado, chegou ao município de Itamarati (a 227 quilômetros de Manaus). Os equipamentos e materiais desembarcaram na cidade na última terça-feira (09/01) e começam a ser implantados, a partir desta quinta-feira (11/01).
Sob execução da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa de modernização da iluminação pública substitui lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas, gerando uma economia de até 60% no custo de energia. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas.
A cidade de Itamarati receberá 761 pontos de iluminação de LED, sendo 663 na sede e 98 em nove comunidades rurais. São elas: Boa Vista, Conceição do Raimundo, Garapé do Nenê, Monte Carvalho, Quiriru, São Brás, São José, Vila Martins e Renascer.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta o empenho do Governo do Amazonas em levar iluminação pública moderna, sustentável e de qualidade para os municípios do Estado.
“O LED garante qualidade de vida à população do interior, possibilitando ruas mais seguras, o que permite a realização de atividades físicas e passeios no período noturno, além da extensão do horário do comércio, contribuindo, também, com a economia local”, observa.
Com a cidade de Itamarati, o programa alcançará 34 municípios e 52 comunidades rurais e indígenas com o LED, saindo dos atuais 60.678 para 61.439 pontos de iluminação em todo o Estado.
“Alcançamos mais da metade dos municípios, seguindo a determinação do governador Wilson Lima de atender todo o interior com iluminação pública de LED”, disse Campêlo.