Projeto do Governo do Amazonas destaca trabalhos da rede pública de ensino do estado

Programa Cemeando Cultura. Foto: Alex Pazuello/Secom

Com foco no ambiente escolar, o programa “Cemeando Cultura” já divulgou mais de 20 projetos desenvolvidos na rede pública de ensino do estado. O nome faz uma analogia ao verbo “semear” e à sigla do “Cemeam” (Centro de Mídias de Educação do Amazonas). Da junção, surgiu o “cemeando” com a letra “c”. O programa é uma iniciativa do Governo do Amazonas, em parceria com o Cemeam e a TV Encontro das Águas.

Inaugurado em julho de 2021, o programa é transmitido quinzenalmente, sempre aos sábados. Adriana Antony, professora de Língua Portuguesa, é quem está à frente da coordenação e apresentação do projeto. Ela destacou a relevância do conteúdo apresentado, que mobiliza professores e alunos da rede pública do Amazonas.

“Desde o princípio, nossa ideia foi fomentar os canais da Seduc com materiais relevantes, que pudessem mostrar o trabalho dos professores em sala de aula. Com o tempo, o programa foi se ampliando e hoje conseguimos trazer profissionais de fora da rede pública, inspirando os alunos cada vez mais”, destacou a coordenadora do projeto.

Durante a semana, a equipe sai para gravar os conteúdos dos sete quadros apresentados no programa. Um deles é o “Minha Escola, Meu Espaço”, onde os estudantes falam quais são as áreas que mais gostam na escola e o porquê.

A estudante Raquel Nascimento, do 3º ano do Ensino Médio, participou do quadro e escolheu o refeitório como o local preferido.

“Escolhi aqui porque é um local de fácil acesso. Posso sentar e conversar com as minhas amigas no refeitório, além de ser um espaço onde todo mundo é bem-vindo. Gostei muito de participar explicando isso”, disse a estudante.

Outro destaque é o quadro “Conta aí”, que divulga o trabalho de profissionais com ideias inovadoras. O fundador de uma empresa de tecnologia, Rufo Paganini, foi o responsável por mostrar aos alunos como é trabalhar em um local cercado de criatividade e destacou a importância da divulgação para despertar o interesse de futuros profissionais.

“A estrutura do Governo do Amazonas tem esse papel de mostrar para os alunos esse outro lado prático do conhecimento. É importante gerar esse entendimento de oportunidades, se desenvolver academicamente e abrir o leque para os profissionais que vão vir no futuro”, destacou o CEO.