Recuperação Notável: Rio Negro volta a subir após sua maior seca da história do Amazonas

Foto: Divulgação FAS

Após um longo período de estiagem que perdurou por quatro meses na cidade de Manaus, finalmente, uma boa notícia chegou para os moradores da região. O Rio Negro, que estava minguando desde o dia 17 de junho, viu seu nível voltar a subir nos últimos dias.

Nos últimos três dias, o Rio Negro recuperou 17 centímetros de sua cota, e na manhã desta segunda-feira, dia 30, registra um nível de 12,87 metros. A população local acompanhou com apreensão a seca histórica que atingiu o rio, chegando a um mínimo de 12,70 metros durante esse período, o mais baixo em mais de um século de medição no Porto de Manaus.

A virada aconteceu na última sexta-feira, 27 de outubro, quando o rio manteve o mesmo nível do dia anterior, indicando o fim da vazante. No sábado, 28, e no domingo, 29, ele aumentou cinco centímetros a cada dia, e nesta segunda-feira, deu um salto de mais sete centímetros.

É importante ressaltar que essa recuperação ocorre antes do início oficial da estação chuvosa em Manaus. Acredita-se que a elevação do nível do Rio Negro está relacionada ao aumento dos rios na região de fronteira do Amazonas com o Peru e a Colômbia, um fenômeno que traz alívio para a comunidade local e renova as esperanças de que a natureza esteja começando a se reequilibrar.