Rede de ensino da Prefeitura de Boa Vista entrega materiais didáticos para dinamizar aulas

BV Alfaletrar
BV Alfaletrar . Foto: Welika Matos

Esta semana, a Prefeitura de Boa Vista deu início à entrega dos materiais didáticos aos Assistentes de Acompanhamento Educacional, professores que hoje atuam no projeto BV Alfaletrar. Se trata da coleção Tempo de Mais Aprender (TEMA) – Letramento e Alfabetização Linguística, que vai integrar as aulas do projeto no contraturno escolar.

Na rede municipal, os assistentes são os responsáveis por alfabetizar alunos do 3º ao 5º Ano, que ainda não estão com a alfabetização consolidada. Além dos materiais, estes educadores passarão por formações pedagógicas para que possam, por meio de uma rotina específica e orientada, aplicar uma metodologia direcionada aos alunos atendidos através projeto.

“Estamos entregando os livros para os professores do BV Alfaletrar, um projeto de reforço escolar no contraturno, um compromisso do nosso prefeito Arthur Henrique. Nesses dois anos de pandemia, as crianças foram muito prejudicadas na aprendizagem e esse projeto veio reforçar a leitura e escrita delas. Estamos muito felizes com a possibilidade de desenvolver esse trabalho no município”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuelo Sales.

O projeto TEMA é completo e vem com um Guia de Orientações Didáticas do Professor; com cartazes, letras móveis, sílabas móveis, provinhas Aprender, Avaliações contínuas da aprendizagem dos alunos. Terá ainda o material do aluno (dois volumes de sala e dois volumes de casa) a ser entregue posteriormente.

“É um material muito rico e interessante, que olha a alfabetização num caráter muito completo para os alunos do 3º ao 5º Ano. Além disso, os professores terão formações específicas com a editora dos livros. É um material que vem com toda uma formação e instrução de como deve ser utilizado”, disse Monique Costa coordenadora do Projeto BV Alfaletrar.

BV Alfaletrar – Uma iniciativa da prefeitura que está auxiliando alunos do 1º ao 5º Ano com dificuldades de aprendizagem, por meio de aulas de reforço e acompanhamento educacional. Aproximadamente 5 mil alunos estão sendo atendidos, incluindo das áreas indígenas e rurais.

O BV Alfaletrar foi idealizado em 2020, com o advento da pandemia. Hoje, cerca de 200 profissionais deram vida ao projeto nas escolas municipais. Os “Assistentes de Alfabetização”, estão nas salas de aula auxiliando o professor de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, e os “Assistentes de Acompanhamento Educacional”, atendem grupos de até 10 alunos do 3º ao 5º ano, no contra turno escolar.