Início Roraima Meio Ambiente | RR Redução do nível dos rios prejudica serviço da balsa do Passarão em...

Redução do nível dos rios prejudica serviço da balsa do Passarão em Roraima

Balsa do Passarão.
Balsa do Passarão

A redução dos níveis na calha do rio Branco nos últimos meses está comprometendo o serviço de transporte de veículos e de pessoas pela balsa do Passarão, via rio Uraricoera, na zona rural de Boa Vista.

Conforme dados da Agência Nacional de Águas e da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, o nível do rio Branco, que chegou a 6,96m no final do mês de junho, nesta terça-feira, 2, está com 1,23m. Isto afeta toda a bacia hidrográfica.

De acordo com o diretor do Departamento de Produção Agropecuária da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Diego da Silva Barberena, será necessário construir uma estrutura na margem do rio Uraricoera, na Vila do Passarão, para evitar o encalhe da balsa.

Enquanto este trabalho não for feito, uma das alternativas para garantir segurança aos usuários e não atrapalhar o funcionamento do serviço é reduzir o peso da carga por travessia.

“A balsa ficou encalhada duas vezes no domingo. Já solicitamos apoio da Secretaria de Infraestrutura para construção de uma estrutura, a fim de impedir o encalhamento. Este trabalho inclusive já foi feito margem oposta do Uraricoera. Neste momento, será necessário diminuir a quantidade de veículo por travessia. Isso acarretará tempo maior de espera para quem precisa atravessar o rio, mas garantirá segurança”, enfatizou Diego Barberena.

Demanda cresceu após ampliação do horário do serviço

Com o oferecimento de nove horários de travessia, desde o final do mês de setembro, cresceu o número de atendimento da balsa do Passarão.

Mecanismo de ligação entre a região da Vila do Passarão e quase 20 comunidades indígenas da região do Baixo São Marcos, com população estimada de oito mil pessoas, a balsa, que antes transportava entre 1.200 e 1.500 veículos por semana, atendendo cerca de quatro mil pessoas, está transportando, em média, dois mil veículos por semana, ampliando o atendimento para cerca de seis mil pessoas.

A embarcação agora recebe manutenção preventiva frequente e reduziu o consumo semanal de combustível de 800 para 300 litros. Nas próximas semanas, será feita uma reforma no motor e a balsa ficará parada por três dias. Os usuários serão informados com antecedência.

Quando a embarcação não está funcionando, por algum problema técnico, uma rota alternativa é feita pelo município de Normandia, porém, aumenta significativamente o percurso, pois acrescenta cerca de 100 quilômetros.

Sair da versão mobile