Reeducandos são certificados em curso de Informática Básica

Reeducandos certificados. Foto: Ascom IERR

Reeducandos são certificados em curso de Informática Básica

Nesta terça-feira, 08/02, foi marcada por esperança e recomeço, durante a entrega dos certificados de conclusão do curso de Informática Básica para dez reeducandos da Cadeia Pública Masculina, no bairro São Vicente.

A capacitação foi ofertada pelo Governo de Roraima, por meio de uma ação institucional entre o IERR (Instituto de Educação de Roraima), [antiga Univirr] e a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania).

“Os reeducandos do sistema prisional já estão cumprindo suas penas e precisamos dar oportunidades para que eles encontrem novos rumos na vida e não pensem mais em voltar para o mundo crime. E a educação é uma excelente ferramenta de ressocialização”, destacou o governador Antonio Denarium.

A ação institucional ocorre mediante acordo de cooperação técnica entre as instituições. O curso de Informática Básica ministrado pelo IERR teve carga horária de 40 horas com início no dia 8 de dezembro e encerramento no dia 28 de janeiro.

Os reeducandos aprenderam sobre manuseio do computador, Sistema Básico Operacional do Windows 10 e programas como Word, Excel e Power Point.

“Costumamos dizer que tem duas formas de saída deles do sistema prisional: com trabalho e educação ou já com passagem programada para retorno. Então quando a gente traz esse tipo de capacitação para dentro do sistema, estamos cuidando das pessoas, que é uma determinação do Governador. Cuidar dessas pessoas para que quando elas saiam, tenham um convívio pacífico na sociedade e consigam sustentar suas famílias sem voltar ao crime”, ressaltou André Fernandes Ferreira, secretário da Sejuc

A professora Euziene Guilherme, que ministrou as aulas aos reeducandos, disse que essa foi uma experiência única para ela, que nunca havia trabalhado no sistema prisional.

“No início fiquei um pouco impactada pois era algo novo para mim. Mas no decorrer das aulas vi o quanto eles foram participativos, interessados e aproveitaram bastante as aulas. Vi também o quanto que eles precisam desse tipo de incentivo para voltarem ao convívio da sociedade e ao mercado de trabalho. É uma oportunidade valiosa para eles e eu fiquei muito feliz em participar dessa ação”, disse satisfeita a professora Euziene.

A reitora do IERR, Elísia Martins, disse que o Instituto está aberto para novos cursos.

“Agora com o IERR, teremos mais possibilidades para ofertar novos cursos. Ficamos honrados em contribuir para a ressocialização dos educandos que a partir de agora, poderão continuar os estudos, fazer outros cursos e assim conquistar também uma nova vida”, finalizou Elísia.