Réveillon com show piromusical de baixo ruído e reúne 100 mil pessoas na Ponta Negra

Réveillon Sustentável “Manaus, Floresta Viva”. Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

Após dois anos sem a tradicional festa de virada de ano, devido o cenário de Covid-19, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), reuniu cerca de 100 mil pessoas na praia da Ponta Negra na noite deste sábado, 31/12, para receber 2023, com o “Réveillon Sustentável Manaus, Floresta Viva”.

Réveillon Sustentável “Manaus, Floresta Viva”. Foto: Antonio Pereira / Semcom

Atrações como a banda Cauxi Eletrizado, a bateria Show da Aparecida, George Japa, Uendel Pinheiro, Joyce Cândido, banda Official 80, Guto Lima, Mikael, além da cantora Simone Lima, se apresentaram no palco da grande festa.

“A orientação do prefeito David Almeida é que toda a população que se faz presente celebre o ano novo que se inicia. Manaus fez e entregou muito em 2022. Esse ano novo que chega será promissor para a nossa cidade de Manaus”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Após a contagem regressiva, o público que esteve na praia da Ponta Negra acompanhou no cenário do rio Negro, a queima de fogos, que nesta edição teve o efeito piromusical que sincroniza música e fogos, e teve a duração de dez minutos.

“A parte mais linda da noite foi olhar para o céu e ver tudo brilhar. Tirar foto com a esposa com esse fundo de fogos de artifício é incrível demais”, disse o promotor de vendas, Wesley Aguiar, 36 anos.

A queima de fogos de baixo ruído foi contemplada pelo público que acompanhou a contagem regressiva minutos antes da virada do ano. A Manauscult, desde o início da gestão do prefeito David Almeida, adotou o uso de fogos sem estampido sonoro com o objetivo de combater a poluição sonora e ambiental, a fim de proteger o bem-estar da comunidade, especialmente daquelas pessoas que possuem sensibilidade a ruídos, como idosos, crianças e pessoas com deficiência, oferecendo conforto, além do cuidado com animais que são afetados pelo barulho dos fogos.

A Prefeitura de Manaus, ao planejar o “Réveillon Sustentável Manaus, Floresta Viva”, com base na sustentabilidade, propôs uma reflexão sobre a necessidade de adotar ações individuais e coletivas que podem impactar gerações futuras como, por exemplo, o descarte correto do lixo, a economia de água, criação de hortas comunitárias, projetos de geração de renda a partir da reciclagem, entre outras iniciativas.

“Parabéns prefeitura pela grande celebração para a chegada do ano de 2023. Eu vim para assistir a Simone que está fazendo um belo show”, disse a professora Neide Lima, 45 anos.

Orla do Amarelinho

O “Réveillon Sustentável Manaus, Floresta Viva”, concentrou seis mil pessoas na orla do Amarelinho, no bairro Educandos, zona Sul. As apresentações começaram às 19h. Estiveram no palco a banda Impacto, Tomi Xote, Bateria Show Reino Unido, Mikael, Marquinho Lessa, George Japa e também a banda Tô na Vibe.

A queima de fogos durou dez minutos e desenhou o céu do mirante da orla do Amarelinho com efeitos multicoloridos com tortas de efeitos variados em crackling, crossete, crisântemo, kamuro, candelas entre outros.

“Eu sou moradora do bairro do Educandos há 30 anos. Já tivemos muitas festas e eu nunca vi algo tão parecido. Feliz 2023”, disse a técnica de saúde bucal, Andréia Bentes.

Shopping Phelippe Daou 

A expectativa de público foi superada ao atingir 12.573 pessoas reunidas no shopping Phelippe Daou para o Réveillon Sustentável 2023.

A banda Templos deu início às apresentações, seguida de Nunes Filho, Jhony Jack Mesclado, banda Laser, banda Essense, Guto Lima, bateria da Grande Família, dentre outras atrações.

A contagem regressiva foi puxada pelo cantor Guto Lima que animou o público. O show pirotécnico teve duração de dez minutos.