Réveillon da Ponta Negra reúniu cerca de 150 mil pessoas com grande espetáculo dos fogos

A programação do “Réveillon Manaus 2025 – O Encontro da Nossa Gente”, realizada pela Prefeitura de Manaus, na praia da Ponta Negra, foi marcada por shows empolgantes de artistas locais e nacionais, reunindo cerca de 150 mil pessoas, além da magnífica e tradicional queima de fogos. A festa reafirma o compromisso da Prefeitura de levar cultura, lazer e integração à população, tornando a celebração um verdadeiro encontro da nossa gente.

O prefeito David Almeida ressaltou que Manaus realiza festas do mesmo nível das principais cidades do país, afirmando que as três celebrações de Réveillon realizadas na cidade reuniram um público de cerca de 265 mil pessoas. “As nossas programações culturais não ficam a dever a nenhuma outra a nível nacional. O Réveillon de hoje, em três lugares diferentes, mostra isso, com cerca de 265 mil pessoas que acompanharam virada do ano nos eventos da prefeitura”, declarou o chefe do Executivo municipal.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, disse que a administração municipal realizou uma festa democrática e contemplativa, cuidando de todos os detalhes para garantia do lazer, conforto e segurança da população. “A determinação do prefeito foi que fizéssemos uma festa democrática e contemplativa, onde as pessoas pudessem vir para cá, se divertirem, e que a gente pudesse observar todos os detalhes para que tivesse conforto. E é exatamente o que fizemos”, salientou Jender Lobato.

O evento foi realizado sem qualquer intercorrência grave, com a garantia da segurança e o bem-estar dos participantes, por meio de todos os órgãos municipais atuando em conjunto, com apoio de órgãos da segurança pública do estado e de segurança privada, sendo mais de 550 homens e mulheres em ação, além das cerca de 30 câmeras de monitoramento instaladas em todo o complexo. A prevenção à saúde da população foi garantida com uma unidade de atendimento montada no local para atendimentos emergenciais.

Todo o trabalho de monitoramento dos órgãos envolvidos foi coordenado pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC). “Só de segurança, juntando a guarda privada, a Guarda Municipal, Polícia Militar e a Polícia Civil, tivemos mais de 550 homens trabalhando só aqui na Ponta Negra. Fora isso, temos um aparato de segurança digital com mais de 35 câmeras só aqui na Ponta Negra, também com drones servindo os órgãos do colegiado”, informou o superintendente do CCC, Sandro Diz.

Os shows na Ponta Negra foram abertos pelas atrações regionais: 40 Graus de Amor, Jhon Veiga e George Japa. A banda Magníficos foi a primeira atração nacional a subir no palco.

O cantor George Japa disse ser gratificante participar de uma das maiores festas de Réveillon do Norte do país, pois é a realização de um sonho, desejando muito mais momentos gratificantes com a população manauara em 2025. “Isso é muito gratificante para a gente, sensação de gratidão. Que possamos nos encontrar muitas vezes em 2025, dançar muito forró e cantar muita música boa”, disse o cantor.

O vocalista da Banda Magníficos, Fernando Frajola, disse que foi uma grande alegria receber o convite de passar o Réveillon em Manaus.

“Manaus sempre nos recebe com muito amor. A gente tocou recentemente aqui, foi a playlist do Limão. Foi um evento incrível. E, cara, pensa num calor gostoso. E quando eu recebi a notícia: vocês vão estar aqui na virada de Manaus. Eu, cara, que é isso? E na praia aqui da Ponta Negra. A gente está muito feliz, de verdade”, destacou Fernando.

Na hora da virada do ano, a queima de fogos encantou a população, com um espetáculo de luzes e cores no recebimento do novo ano. Neste evento, os fogos de artifício utilizados foram de baixo ruído para evitar impacto na saúde auditiva de pessoas sensíveis e de animais.

Em seguida, o “rei da sofrência”, o cantor Pablo, realizou um dos shows mais esperados, recheado de sucessos, levando os fãs ao delírio em cada hit. Ele afirmou que se sente em casa em Manaus e que pretende trazer novos projetos em 2025. “Ainda penso em fazer vários projetos aqui. Venho fazer show e a galera continua nesse fervor, nessa energia maravilhosa. Eu costumo dizer que aqui é a minha segunda casa. Aqui as pessoas têm um carinho muito grande pelo meu trabalho e a recíproca é verdadeira”, comentou.

Patrick Araújo e David Assayag continuaram a festa com ritmos dos bumbás. Kevin o Chris, que está pelo segundo ano consecutivo celebrando o Réveillon na capital amazonense, foi a última atração nacional a se apresentar.

O artista agradeceu pela receptividade do povo. “Sempre quando a gente chega aqui, a gente sente essa alegria, essa energia boa daqui. É muito bom sempre estar aqui. Obrigado por me amar. Eu amo todos vocês também. Manaus, estamos juntos”, disse Kevin.

Inclusão

O “Réveillon Manaus 2025” teve mais um destaque em relação à inclusão e o bem-estar da população com Transtorno do Espectro Autista (TEA), distribuindo abafadores de som, garantindo uma experiência mais confortável para este público durante os shows e a queima de fogos.

A cabeleireira Rosiane Nascimento disse que a iniciativa da Prefeitura permitiu que ela acompanhasse pela primeira vez, ao lado dos dois filhos autistas, a queima de fogos.

“Que tenha sempre essa iniciativa com todos os autistas e com os PcDs também. A gente fica muito maravilhado de estar aqui nesse lugar e acompanhar pela primeira vez a queima de fogos. É primeira vez que a gente consegue prestigiar um show como esse e a queima de fogos”, contou.

Quem também ficou encantado com a estrutura do “Réveillon Manaus 2025” foi o comerciante pecuarista Helliton Rodrigues, que veio de Rondônia junto com toda sua família conhecer a gigantesca festa realizada pela prefeitura.

“Estamos impressionados com a estrutura que vocês têm aqui em Manaus. A gente, que está de fora, a gente não acredita que em Manaus seja tudo isso. E é realmente. Estão entregando tudo e até mais”, revelou.