Do jovem Vito Corleone a uma lenda viva: Robert De Niro chega aos 80 anos

Robert De Niro
Foto: Divulgação | Robert De Niro

Nesta quinta-feira, 17 de agosto de 2023, o renomado ator ítalo-americano Robert De Niro completa 80 anos de vida. Nascido em Nova York, De Niro construiu uma carreira icônica de meio século no mundo do cinema, deixando uma marca indelével na história da sétima arte.

TRAGETÓRIA

Ao relembrar sua trajetória, é impossível não destacar os marcos que moldaram a sua carreira e o posicionaram como um dos maiores atores de cinema do mundo.

Sua estreia notável veio com “Caminhos Perigosos” (1973), um filme que marcou o início de uma jornada cinematográfica extraordinária. De lá para cá, foram 50 anos de dedicação, paixão e versatilidade, que o levaram a personificar uma vasta gama de personagens.

Entre os muitos diretores renomados com quem De Niro trabalhou, Francis Ford Coppola, Bernardo Bertolucci, Elia Kazan, Michael Cimino, Sergio Leone, Brian De Palma, Alan Parker e Quentin Tarantino foram alguns dos visionários que contribuíram para enriquecer seu portfólio.

Em 1973, ele foi dirigido por Coppola na segunda parte da icônica trilogia “O Poderoso Chefão”. O ano de 1980 marcou um momento decisivo em sua carreira, quando De Niro recebeu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “Touro Indomável”.

No entanto, é na colaboração única com o diretor Martin Scorsese que encontramos a essência mais brilhante de sua carreira. A parceria começou com “Caminhos Perigosos” e floresceu ao longo de uma década com filmes como “Taxi Driver”, “Touro Indomável”, “O Rei da Comédia”, “Os Bons Companheiros” e muitos outros. A habilidade de De Niro em personificar personagens complexos e cativantes encontrou o parceiro perfeito em Scorsese, resultando em uma série de performances memoráveis que continuam a reverberar na indústria.

A colaboração entre De Niro e Scorsese não é apenas um testemunho da capacidade desses dois ícones de criar obras-primas, mas também ecoa outras parcerias lendárias do cinema, como John Wayne com John Ford e James Stewart com Alfred Hitchcock.

À medida que avançamos no tempo, é fascinante observar como essa “parceria perfeita” tem resistido ao teste do tempo. Desde o vigoroso “Caminhos Perigosos” até o impactante “O Irlandês” (2019) e o aguardado “Assassino da Lua das Flores”, que em breve chegará aos cinemas, De Niro e Scorsese continuam a surpreender e encantar o público.

FILMOGRAFIA DE SUCESSO

Em meio a sua vasta filmografia, De Niro ainda encontra maneiras de se reinventar, como visto em seu papel em “O Rei da Comédia” e a homenagem prestada em “Coringa”. Sua influência na indústria é indiscutível, marcando gerações de espectadores com seu talento inigualável e dedicação à arte cinematográfica.

Portanto, ao celebrar 80 anos de Robert De Niro, estamos não apenas comemorando um aniversário, mas também reconhecendo a jornada extraordinária de um ator que se tornou sinônimo de excelência e paixão pelo cinema. Seu legado perdurará nas telas e nas memórias dos amantes do cinema em todo o mundo.