Roberto Cidade amplia Educando pela Cultura e levai inclusão ao Amazonas

Foto: Divulgação

Sob a presidência de Roberto Cidade (UB), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fortaleceu e ampliou o programa Educando pela Cultura, transformado na Resolução Legislativa nº 1.076/2024. O programa, conduzido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, ganhou um novo alcance, impactando ainda mais a população da capital e do interior do estado com iniciativas voltadas à cidadania, direitos civis e humanos.

O presidente Roberto Cidade destacou o papel transformador do programa, que aborda questões essenciais da sociedade amazonense por meio da educação e da cultura. “O Educando pela Cultura atende demandas urgentes ao tratar de temas estruturais com uma abordagem inclusiva e regionalmente abrangente, promovendo mudanças concretas e sensibilizando a população”, afirmou. Entre os temas trabalhados estão diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero, violência contra povos pretos e pardos, direitos dos povos originários e valorização da vida.

Desde sua criação, o programa já beneficiou cerca de 7 mil pessoas. Com a Resolução Legislativa, o alcance promete ser ainda maior, abrangendo servidores públicos, conselhos, movimentos sociais e comunidades ribeirinhas. Além disso, o programa conta com a vertente Educando pelo Amazonas, que leva ações a municípios mais isolados e regiões ribeirinhas. Em dois anos, essa iniciativa contemplou 19 mil pessoas em 19 municípios do estado, com a expectativa de atender mais 5 mil pessoas em 10 localidades até o final deste ano.

Ao promover o Educando pela Cultura, a Aleam reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio da combinação de educação, cultura e inclusão, o programa contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do Amazonas, aproximando o conhecimento de populações antes excluídas de iniciativas educativas e culturais.

Artigo anteriorNesta quinta-feira, iniciam as matrículas de novos alunos da rede estadual e municipal
Próximo artigoCineclube de Arte apresenta ‘Mostra Amasonic Productions de Cinema’ no Teatro Gebes Medeiros