Reeleição ocorrerá com dois anos de antecedência, no início do segundo mandato. Há consenso quanto a isso, mas ainda há discussão sobre outros cargos da mesa diretora.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União Brasil), deverá ser reeleito hoje, dia 12 de abril, pelo terceiro mandato seguido.
O detalhe é que ele está iniciando a gestão de dois anos do poder Legislativo no segundo mandato, reeleito que foi no final de 2022.
Dessa forma, Cidade seria reeleito com dois anos de antecedência do período regular para os cargos da mesa diretora.
Para que isso aconteça, contudo, os deputados estão reunidos neste final de tarde para mudar as regras do jogo eletivo na ALE.
Há consenso entre eles por essa garantia antecipada de recondução do deputado ao cargo. E isso, conforme os bastidores da casa, deve acontecer por aclamação.
O último parlamentar a comandar a ALE-AM por três mandatos seguidos foi o ex-deputado Belarmino Lins. Ele foi presidente de 2007 a 2012.
O que falta
Se a reeleição extraordinária de Cidade é pacífica para os deputados, sem resistência, o mesmo, porém, ainda não é para os demais cargos da mesa diretora.
É o impasse que os deputados tentam resolver nesta tarde.
Informações Portal BNC Amazonas