Roraima recebeu Comitiva do Ministério da Defesa

Foto: Fernando Oliveira

Com ênfase para a aplicação correta do dinheiro público em obras estruturantes, uma comitiva do Ministério da Defesa, responsável pelo Programa Calha Norte (PCN), chegou a Roraima na manhã desta segunda-feira (7) para cumprir agenda no Estado e foi recebida pelo governador Antonio Denarium.

A solenidade de abertura dos trabalhos da comissão foi realizada pelo governador no Plenário Valério Caldas de Magalhães, na Assembleia Legislativa (ALE/RR), com a presença de prefeitos, gestores e técnicos municipais, que puderam contar na oportunidade, com uma palestra sobre a importância do projeto.

De acordo com Denarium, nos últimos cinco anos, o programa celebrou 133 convênios com o Estado de Roraima em um investimento de cerca de R$ 340 milhões.

“Com recursos provenientes de emendas parlamentares, o Calha Norte tem beneficiado diretamente Roraima com diversas obras de infraestrutura, que vão desde a construção de pontes até eletrificações. São investimentos que contribuem diretamente para estruturar e melhor desenvolver o nosso Estado”, destacou o governador.

A visita dos técnicos segue até a próxima quinta-feira (10) e envolve vistoria em 39 obras nos municípios de Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e na capital Boa Vista.

A inspeção inclui obras de iluminação pública, praças, pavimentações, drenagens, eletrificações, além de veículos entregues, como trator agrícola e caminhonetes.

Conforme o diretor do programa, general Ubiratan Poty, as equipes técnicas do Ministério da Defesa conferem se os empreendimentos estão em conformidade com os projetos.

“Nosso compromisso é fazer com que o recurso chegue aonde tem que chegar, da melhor forma possível. Que nenhum centavo seja dispensado e que a população passe a desfrutar, seja de uma obra, seja de um bem como um veículo ou uma máquina, enfim, melhorar a vida das pessoas. Esse é o objetivo”, destacou.

Para o prefeito de Bonfim, que também preside a Associação dos prefeitos de Roraima, Jones Chagas, a visita da comitiva é essencial, pois proporciona aproximação e diálogo com os municípios.

“É um momento importante, pois é uma oportunidade para as prefeituras esclarecerem e tirarem suas dúvidas e assim poder executar as suas emendas no tempo previsto dos convênios, levando uma melhor qualidade de vida ao povo roraimense”, frisou Jones.

CALHA NORTE – O Programa foi criado em 1985 e é integrado ao Ministério da Defesa desde 1999. Ele tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na área de atuação.

Atualmente o Calha Norte contempla 442 municípios, distribuídos em dez Estados: Acre, Amazonas, Maranhão (parcial), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (faixa de fronteira), Pará (parcial), Rondônia, Roraima e Tocantins (parcial).