O programa “Asfalta Manaus” avança no bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste, e contempla, nesta segunda-feira, 15/8, as vias transversais e secundárias, em ação da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Municipal de Infraestrutura (Seminf), onde a meta é atender 10 mil ruas na cidade em até dois anos.
No pacote de obras do bairro, 35 ruas estão contempladas com o recapeamento asfáltico, onde 17 vias já tiveram os serviços concluídos e a trafegabilidade reestruturada. Os trabalhos de fresa, que é a remoção do pavimento antigo, para o recebimento do novo asfalto, estão concentrados nos 900 metros de extensão da avenida Magalhães, onde máquinas e servidores executam os serviços. Simultaneamente, as intervenções seguem na rua Vitória e em outras vias do bairro.
De acordo com o engenheiro da Seminf e fiscal da obra, Edson Andrade, a secretaria usa diariamente cerca de 350 toneladas de asfalto por trecho atendido, quantidade exata para que a via fique sem ondulações e com trafegabilidade.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário da Seminf, Renato Júnior, é implementarmos a mesma qualidade de serviço em todas as zonas da cidade. A periferia vivia o completo abandono, tomada por buracos, e com moradores desacreditados. O programa Asfalta Manaus vem com essa grande missão de não só levar a infraestrutura, mas elevar a autoestima dos moradores. Aqui, cada trecho recebe em média 350 toneladas de massa asfáltica, assegurando o direito de ir e vir do cidadão com um serviço de qualidade que irá proporcionar uma durabilidade muito maior”, ressaltou Andrade.
O engenheiro salientou que elevar a qualidade de vida do cidadão manauara é prioridade na atual administração da Prefeitura de Manaus.
“Simultaneamente, a Seminf tem atuado de maneira efetiva para atender as demandas da cidade, seja no serviço de recapeamento asfáltico, pavimentação, como também na recuperação e implantação de redes de drenagem e na ação de limpeza e desobstrução de caixas coletoras”, afirmou Edson Andrade.
As obras no bairro Gilberto Mestrinho eram aguardadas pelos moradores da área.
“É um sonho que hoje começa a se tornar realidade na gestão do prefeito David Almeida. O nosso bairro estava abandonado, precisando de serviços urgentes, e esse trabalho veio em boa hora. Moro aqui há mais de 10 anos e nunca vi uma mobilização dessas proporções, mudando realmente a vida das pessoas”, disse o morador José Freitas.