Saiba quem são os adversários do Brasil nas Olimpíadas de Paris-2024

Seleção Brasileira Feminina de Vôlei conhece os adversários na Olimpíada. Foto: Volleyball World/Divulgação

A seleção brasileira feminina de vôlei descobriu nesta quarta-feira (19) seus primeiros adversários na Olimpíada de Paris-2024. Sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, a equipe enfrentará Japão, Polônia e Quênia no Grupo B. A competição ocorrerá entre 27 de julho e 10 de agosto na South Paris Arena 01, na capital francesa.

O Brasil foi um dos três cabeças de chave do sorteio, juntamente com Itália e França, país-sede dos Jogos Olímpicos. A definição dos grupos aconteceu em Bangcoc, na Tailândia, onde também será disputada a fase final da Liga das Nações.

De acordo com o sorteio, o Grupo A é considerado o mais forte, contando com França, Sérvia, China e Estados Unidos. Já o Grupo C, mais equilibrado, inclui Itália, Holanda, República Dominicana e Turquia.

Com base no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o grupo do Brasil é visto como mais fácil. Líder do ranking, o Brasil tem na Polônia seu principal desafio, atualmente quarta colocada. Na Liga das Nações, as brasileiras venceram as polonesas por 3 sets a 1.

O Japão ocupa a sétima posição no ranking, enquanto o Quênia está na 20ª. Recentemente, as brasileiras enfrentaram o Japão na Liga das Nações e venceram por 3 a 2.

Em Paris-2024, o vôlei, tanto feminino quanto masculino, adotará um novo formato: 12 equipes divididas em três grupos. As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para as quartas de final, assim como as duas melhores seleções que terminarem em terceiro lugar. Anteriormente, nos Jogos de Tóquio 2021, os 12 times eram distribuídos em dois grupos, com os quatro melhores avançando.

O Brasil chega a Paris como favorito ao ouro, impulsionado pela prata em Tóquio e pela excelente campanha na Liga das Nações, com 12 vitórias em 12 jogos – a única seleção feminina com 100% de aproveitamento.

O sorteio dos grupos do torneio masculino ocorrerá no dia 26 deste mês, em Lódz, na ParisPolônia, às 13h (horário de Brasília).