Sambódromo recebe grupo de Acesso B e A nesta quinta-feira 16/02

CARNAVAL 2020 - Escolas de Samba
Foto: Zukka Brasil

Ao som do repique, do surdo e do tamborim, a emoção começa a tomar conta dos foliões. É chegada a hora de assistir de perto os desfiles das escolas de samba de Manaus, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo. A alegria contida tem data para ser extravasada: na quinta e sexta-feira (16/02 e 17/02), desfilam as escolas de samba do Grupo de Acesso B e A, respectivamente e, no sábado (18/02), o Grupo Especial.

A programação, em formato presencial, está de volta e, neste ano, faz parte do Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com órgãos municipais.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, afirma que mais de 20 mil postos de trabalho estão previstos durante a temporada carnavalesca.

“O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do Brasil, que expressa a identidade do povo. Após dois anos, o formato tradicional está de volta, com o público presente no Sambódromo, os barracões das escolas de samba gerando trabalho e renda, os artistas em plena função, o comércio e o turismo aquecidos, formando uma grande cadeia produtiva que beneficia o estado do Amazonas e o nosso povo”, disse o secretário.

A festa popular, expressão cultural representada na música, na dança e na arte, será vivenciada pelos foliões nas três noites de desfile no Sambódromo.

Programação

Na quinta (16/02), os portões do Sambódromo estarão abertos a partir das 18h. No grupo de Acesso B, a duração do desfile de cada escola é de 40 minutos. Quem abre a programação, às 21h, é a Leão do Barão. Na sequência, Gaviões do Parque Dez; Meninos Levados; Império do Mauá; Legião de Bambas; Ipixuna; Unidos da Coophasa; Unidos da Cidade Nova e Balaku Blaku.

Na sexta-feira (17/02), o Sambódromo também abre os portões às 18h para a noite dedicada ao grupo de Acesso A. As apresentações iniciam às 21h e têm duração de 50 minutos. São elas: Mocidade Independente da Raiz; Império do Havaí; Beija Flor do Norte; Cidade Alta; Sem Compromisso; Presidente Vargas; Dragões do Império, Tradição Leste e Mocidade Independente do Coroado.

No Sábado de Carnaval (18/02), o centro de convenções recebe o público a partir das 16h. Em uma ação inédita, às 17h, desfilam na Passarela do Samba, os idosos do projeto “Vida e Saúde do Idoso Ativo”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação vai reunir cerca de 1,2 mil idosos.

Dando sequência ao sábado de grandes emoções, as oito agremiações do Grupo Especial defendem suas cores, temas e bandeiras, em um desfile de 70 minutos. A primeira escola, às 20h, é a Vila da Barra, seguida da Primos da Ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia.

Os desfiles do Grupo de Acesso A, na sexta-feira, serão transmitidos pela TV Encontro das Águas e pelo Youtube e Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O Grupo Especial, no sábado, também será transmitido pelas redes sociais da secretaria e pela TV A Crítica.

Acessos e restrições

Na quinta e sexta-feira (16 e 17 de fevereiro), a avenida Pedro Teixeira não será interditada, porém, a rua Jornalista Flaviano Limongi estará fechada, a partir das 12h. A rua Loris Cordovil, a avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas parcialmente.

No sábado (18/02), dia do desfile das escolas de samba do Grupo Especial, o fechamento do entorno do sambódromo será total, a partir das 7h. Estarão bloqueadas para circulação de veículos, as seguintes vias: avenida Pedro Teixeira, trecho entre a frente da Vila Olímpica até a Constantino Nery; rua Jornalista Flaviano Limongi; rua Loris Cordovil; avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba.

Outro ponto de atenção diz respeito à permanência de crianças no Sambódromo. Menores até 12 anos não poderão assistir ao desfile das escolas de samba. Para as crianças de 5 a 12 anos, que irão desfilar, é necessário ter alvará e documentação do Juizado da Infância e da Juventude Infracional. Os adolescentes de 12 a 18 anos deverão portar documento de identificação com foto para assistir e permanecer nos desfiles de escolas de samba, além de estarem acompanhados.

Matriz de Responsabilidade

O Carnaval de Manaus 2023 conta com a Matriz de Responsabilidade da Prefeitura de Manaus com o intuito de potencializar os serviços de trânsito, segurança, saúde, monitoramento do perímetro, limpeza pública, dentre outros.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai atuar nos postos de controle de trânsito e monitoramento, nos locais de interdição, e locais de grande movimentação, atuando de maneira a minimizar o impacto na fluidez e circulação, com vistas à segurança viária de pedestres e veículos. Além disso, as ruas que sofrerão interdições em decorrência das atividades carnavalescas recebem apoio e orientação quanto aos condutores.

Na limpeza, uma operação de varredura já está programada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para ocorrer nos dias de desfile no sambódromo. Mais de cem homens vão atuar após cada apresentação juntamente com carros coletores.

Todo o trabalho contará com a colaboração de vários órgãos, como a Manauscult, Casa Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Visa Manaus, Conselho Tutelar, e as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa);  Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio (Semacc); Limpeza Urbana (Semulsp); Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); e Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).