Sebrae Amazonas atende online mais de 15 mil empresários em 22 dias

Sebrae Amazonas
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Do dia 23 de março até hoje (13/04) o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas (Sebrae Amazonas) atendeu mais de 15 mil micros e pequenos empresários pelo sistema online. A instituição está atendendo a demanda eletronicamente, depois que cancelou seu atendimento presencial, para proteger seus clientes e funcionários.

Atualmente, mais de 80 analistas trabalham em casa (home office) em diversas áreas como: auxílio do governo para MEI; auxílio do governo para informais; inscrição municipal; como obter crédito; declaração do MEI; orientação sobre crédito na Afeam; orientação sobre o EAD Sebrae; delivery (boas práticas); gestões financeira e tributária; marketing digital; entre outras áreas.

O mercado amazonense é de aproximadamente 170 mil micros e pequenas empresas, das quais mais de 50% operam com o Sebrae continuamente.Esta força representa 98,5% das carteiras assinadas no mercado de trabalho local.

Leia entrevista com a diretora superintendente do Sebrae, Lamisse Said Cavalcanti. | Foto: Assessoria Sebrae-AM

1) O que representa estar com todas as atividades do Sebrae Amazonas online?

· Uma estratégia para continuar assistindo os pequenos negócios em um momento totalmente atípico, de incertezas e preocupações, seja pelo aspecto da saúde pública, bem como pela redução do consumo das famílias que gera impacto negativo na economia. O SEBRAE/AM mais do nunca está ao lado dos pequenos negócios ajudando a superar essa crise.

2) Por que foi tomada a decisão de retirar o atendimento presencial ?

· Para cumprir o que determina a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as determinações dos órgãos de saúde estadual e municipal, e, assim, preservar a saúde dos clientes e dos funcionários.

3) De que maneira o Sebrae Amazonas está atendendo aos seus clientes (micros e pequenos empresários)?

· Estamos operando em sistema home office, todo o nosso atendimento, na capital e interior, está sendo realizado por meio digital. Os nossos clientes podem acessar nossos serviços e atendimento remotamente, como:

Pelo fale conosco através do Whatsapp: http://bit.ly/WhatsappsebraeAM e /ou 984352660;
EAD : https:// www.sebrae.com.br/amazonas;
Fale com um especialista : https://www.sebrae.com.br/sites/portal/faleconosco
Central de Relacionamento: 0800-570-0800;
Consultorias a distância: Contábil, financeira, Mídias Digitais e Marketing –contato para agendamento via Central de Relacionamento.

4) Quais os atendimentos mais demandados nessas duas semanas e meia de atividades online?

Ø Auxilio do governo para MEI;
Ø Auxilio do governo para informais;
Ø Inscrição Municipal;
Ø Como obter crédito;
Ø Declaração do MEI;
Ø Orientação sobre a AFEAM;
Ø Orientação sobre o EAD Sebrae
Ø Orientação de delivery de alimentos e outros (boas práticas para combater o coronavírus);
Ø Gestões tributária e financeira;
Ø Marketing digital;
Ø Cursos à distância entre outros.

5) O Sebrae tem condições humanas e tecnológicas para atender a demanda de quantos atendimentos ao dia?

· SIM. A meta do atendimento remoto é de 20 atendimentos por dia por atendente, mas já ultrapassamos esses números.

6) Quantas pessoas estão atendendo em tempo real os micros e pequenos empresários?

· Mais de 80 pessoas.

7) Que tipo de cursos de capacitação online estão sendo oferecidos aos empresários e seus funcionários, considerando que há lacunas de conhecimentos de como trabalhar eletronicamente/digitalmente ?

· Na plataforma do EAD temos mais de 120 cursos disponíveis, entre eles:
1. Como aumentar suas vendas;
2. Como desenvolver negócios inovadores;
3. Como elaborar um plano de negócios;
4. Como ter ideias criativas e inovar na pratica;
5. Marketing digital;

6. Customer success – como conquistar e manter clientes;
7. Estratégia financeira para o crescimento;
8. Gestão de pessoas;
9. Gestão empresarial integrada;
10 Planejamento estratégico para empreendedores.

8) O governo do Amazonas decretou o Estado de Calamidade Pública e a Prefeitura Municipal também. Por quanto tempo o Sebrae deverá ficar em quarentena ?

· Por hora, o tempo é indeterminado, o retorno vai depender da evolução ou não do Covid-19 em nosso estado e das orientações das autoridades da área de saúde, de forma a não colocar em risco a saúde e segurança dos nossos clientes e funcionários. Esperamos que as medidas adotadas surtam efeito o mais rápido possível.

9) De que forma o Sebrae Nacional está auxiliando tecnicamente as atividades do Sebrae Amazonas, neste momento?

· Suporte técnico, articulação de políticas públicas em prol dos pequenos negócios especialmente no que se refere a tratamento tributário diferenciado neste momento e oferta de crédito para garantir capital de giro às empresas;inclusive ampliando o montante do FAMPE – Fundo de Aval das Micro e Pequenas, para fins de prestar garantias as operações de crédito aos pequenos negócios.

10) Segundo várias análises do mercado o ramo de turismo, alimentação fora de casa, transporte, entre outros do comércio, estão sendo fortemente afetados. Que tipo de orientações estão sendo dadas pelo Sebrae aos empresários dessas áreas de micro e pequeno porte para superar a crise e não quebrarem, por falta de capital de giro?

· Consultores especialista estão mantendo contato com os empresários e prestando atendimento e orientações por meio de consultoria online, além disso, o Sebrae Nacional está articulando com vários agentes financeiros estratégias diferenciadas para atendimento desse público, incluindo a ampliação do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, para amparar as operações de crédito junto as instituições financeiras.

A AFEAM – Agencia de Fomento do Estado do Amazonas, está atuando conjuntamente conosco.

Com informações a assessoria Sebrae Amazonas.