Sebrae e Prefeitura de Manaus fazem parceria digital para atender micros e pequenos empresários

micros e pequenos empresários
micros e pequenos empresários

Mais de 7 mil pessoas vão se beneficiar da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Manaus, através das operações online conjuntas do Sebrae e da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Esta união operacional temporária se dá no cenário de enfrentamento à pandemia do Coronavirus, que paralisou mais de 60% das atividades de centenas de micros e pequenas empresas do município. Agora, elas estão se reinventando digitalmente (a custo zero), para superar a diminuição do capital de giro; provocada pela redução das vendas, em função dos decretos municipal e estadual de calamidade pública; que fecharam os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, para proteger as pessoas do contágio do Coronavirus.

As atividades acontecem através das plataformas online do Sebrae e abrangem 116 capacitações, consultorias e atendimentos digitais voltados a gestão financeira, vendas, marketing eletrônico, delivery e tudo que se relaciona a vida das micros e pequenas empresas, que são a base da economia amazonense e brasileira (98,5%) das empresas nacionais são dessas modalidades.

A gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae (UAR), Helena Garcia, disse que a parceria vem em uma excelente hora em que se esta ‘virando a chave’ no mercado, em função da pandemia.

“Agora, tudo é no digital. As pessoas precisam aprender como vender, administrar, fazer marketing, acompanhar estoques, gerir a folha de pagamento, as relações trabalhistas, jurídicas e contábeis, se comunicar empresarialmente, para não quebrarem”, comentou.

A pandemia, que já vitimou mais de 210 pessoas em menos de um mês, restringe o atendimento presencial, por razões de saúde.

“A prefeitura entendeu que nós somos a referência estratégica desses serviços entre os micros e pequenos empresários e está com a gente, através da Semtepi, que tem experiência em empreendedorismo”, afirmou Helena Garcia.

Em 28 dias de atividades online, o Sebrae superou 19 mil atendimentos digitais, um número expressivo, considerando que 22 mil atendimentos digitais, era a meta anual da instituição nesta área. Isso evidencia a sua expertise nas ferramentas eletrônicas/remotas e a eficiência dos seus mais de 80 analistas envolvidos na operação diariamente, dentre eles dezenas de economistas, contadores, administradores, especialistas em marketing digital, jornalistas, relações públicas, entre outros profissionais.

Segundo o secretário executivo do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação, Fábio Junio Pereira de Castro

“a prefeitura busca realizar parcerias, para a realização de projetos em prol dos empreendedores de Manaus. O entendimento da administração é que ninguém consegue alcançar bons resultados sozinho, notadamente, neste momento de pandemia”.

Ele destacou também que, mais do que nunca, a parceria com o Sebrae vem somar com os esforços da prefeitura, para atender os empreendedores que estão em casa em virtude da prevenção do Covi-19, com dificuldades financeiras e impossibilitados em dar continuidade normal aos seus negócios.

Com informações de Antonio Ximenes