Início Amazonas Cultura | AM Secretaria de Cultura encerra ciclo de escutas setoriais da Política Nacional Aldir...

Secretaria de Cultura encerra ciclo de escutas setoriais da Política Nacional Aldir Blanc

Foto Marcely Gomes

Ao longo da semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa realizou rodada de escutas com profissionais da classe artística e economia criativa. O objetivo foi elaborar editais para aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) alinhados com as necessidades reais dos artistas.

As escutas tiveram retorno positivo e resultaram na resolução ou facilitação de diversos pleitos que os artistas vinham solicitando em editais anteriores. A iniciativa estreitou a comunicação entre classe artística e cultural do estado, sendo responsáveis por enxergar problemas, dificuldades e buscar meios de garantir uma melhor elaboração de editais e de outras políticas necessárias.

Anne Paiva de Alencar, assessora de políticas culturais, destacou a importância das escutas para a construção de políticas públicas efetivas. ” É necessário que a gente consiga entrar em contato com a sociedade que vai ser a beneficiária de qualquer política pública e que a gente consiga transformar essas necessidades, esses pleitos nas normativas, nos editais, para que esses editais tenham tanto acesso quanto um resultado positivo”, disse Anne.

No último dia do evento, a assessora compartilhou os resultados obtidos. Segundo ela, na sexta-feira à noite (14/06) foram realizadas conversas com duas classes artísticas e culturais do Estado. “A primeira reunião foi com a galera do audiovisual e conseguiu-se definir alguns critérios de editais e estabelecer uma divisão a respeito de valores e possibilidades dentro do edital do audiovisual”, contou.

Ela destacou ainda que “a segunda conversa foi com o pessoal de pesquisa e patrimônio cultural, em que também foram levantados pontos a respeito de avaliadores de critérios de participação desses editais por parte do pessoal da pesquisa”.

Ana Cláudia Motta, atriz, diretora e produtora cultural, esteve presente na reunião voltada ao audiovisual e expressou seu contentamento com os avanços alcançados: “Hoje a gente teve um momento muito produtivo, reunião com profissionais do audiovisual, as expectativas que nós temos de construir uma política pública sólida, democrática, que ajude de fato a desenvolver o mercado cultural como um todo e principalmente, claro, nas áreas que os artistas atuam aqui na cidade de Manaus”, ressalta Ana Cláudia.

O ciclo de escutas demonstra o compromisso da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em criar políticas públicas participativas e inclusivas, que atendam às demandas dos artistas e fortaleçam a cultura local.

Balanço

As escutas setoriais foram realizadas do dia 8 a 14 de junho, no Cineteatro Guarany (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), com realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Conec).

No decorrer da semana foram ouvidas as reivindicações e sugestões do Povo Negro, artistas de Hip Hop, classe LGBTQIAPN+, Cultura Popular, Literatura, Artes Visuais, Circo, Dança, Teatro, Povos Indígenas, Música, Audiovisual, Pesquisa e Patrimônio Histórico.

Sair da versão mobile