Início Amazonas Educação | AM Secretaria de Educação do Amazonas reforça pacto nacional para a valorização da...

Secretaria de Educação do Amazonas reforça pacto nacional para a valorização da EJA

Pacto EJA. Foto: Hítalo Kleto

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, nesta quarta-feira (13/11), evento de apresentação oficial do “Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos”, construído de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A iniciativa visa, por meio de ações e programas, superar o analfabetismo e ampliar a oferta de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento, voltado para a comunidade escolar de todo o estado do Amazonas, aconteceu no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), na zona sul de Manaus, e contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A secretária executiva adjunta Pedagógica, da Secretaria de Educação, Georgete Borges, afirmou que o Pacto representa um compromisso de todos os presentes ao evento com a educação.

“Um pacto é uma aliança, é um compromisso. O analfabetismo é uma realidade no Brasil. Quem efetivamente pode mudar essa situação? A educação. Quem são os agentes de todo esse processo? Todos nós. Isso aqui é um começo, mais um passo, e eu parabenizo os que estão aqui”, declarou a secretária.

Articuladores

Com transmissão ao vivo para todo o estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), a cerimônia foi dividida em dois momentos: apresentação do Pacto e encontro com os bolsistas.

Conforme o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para a Diversidade (DPDI), Rafael Ferreira, os bolsistas, selecionados para serem articuladores das ações do Pacto, foram escolhidos por suas atuações voltadas para a EJA. Durante o encontro, todos receberam explicações detalhadas sobre a iniciativa e orientações sobre a função técnica de cada um na implementação dos programas.

“Nós temos elaboradores de políticas educacionais; pessoas que trabalham com monitoramento educacional, com gestão escolar, com o ‘Busca Ativa’; formadores do Centro de Formação. Montamos uma equipe estratégica que vai atuar no desenvolvimento dos processos de formação e articulação do programa em todas as escolas que oferecem EJA”, esclareceu o diretor.

A iniciativa conta com uma série de benefícios para os alunos que buscam concluir o Ensino Médio, entre eles os programas Pé-de-Meia da EJA, Dinheiro Direto na Escola para a Educação de Jovens e Adultos (PDDE-EJA) e EJA profissionalizante. E para que essas informações cheguem aos atores sociais, é necessário o trabalho do articulador, como elucida a articuladora regional Carina Leal.

“Nosso papel é importante, porque vamos lidar diretamente com esse público, que são os formadores locais e os estudantes, buscando o possível aluno da EJA ou esse possível alfabetizando. Vamos estar buscando esses alunos e articulando para que eles entrem nas turmas, sejam alfabetizados e concluam o ensino básico”, finalizou a articuladora.

O lançamento nacional do Pacto ocorreu em junho deste ano e, para sua execução nos estados e municípios, o Governo Federal vai investir mais de R$ 4 bilhões em diferentes ações.

Sair da versão mobile