Sedecti apresenta as potencialidades do Amazonas ao embaixador da Costa Rica no Brasil

Foto: Bruno Leão

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, recebeu o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, nesta quarta-feira (12/06), e apresentou as potencialidades do Amazonas, as vantagens competitivas e a capacidade empreendedora. Também foram discutidas as possibilidades de parcerias e fortalecimento das relações governamentais.

Durante o encontro, o secretário Serafim Corrêa destacou o sucesso econômico da Zona Franca de Manaus, ressaltando que a capital amazonense é o segundo maior polo de ar-condicionado split no mundo, perdendo apenas para a China. Além disso, enfatizou os esforços em andamento na construção do plano de bioeconomia da região.

“A reunião com o embaixador Norman Lizano Ortiz foi uma oportunidade para promover o intercâmbio entre o Amazonas e a Costa Rica, explorando novas formas de cooperação e fortalecendo os laços entre nossas regiões”, ressaltou Corrêa.

O embaixador Norman salientou que há todo interesse em contribuir e firmar parcerias com o Amazonas, destacando o enfoque do país no desenvolvimento sustentável.

“Temos todo o interesse em conhecer o modelo do Amazonas, os desafios que enfrenta e explorar formas de colaboração. Acredito que temos desafios similares no Amazonas e na Costa Rica, e é importante compartilhar conhecimento para fortalecermos nossas parcerias”, afirmou o embaixador.

Serafim Corrêa também compartilhou dados impressionantes sobre o sucesso da Zona Franca de Manaus, destacando seu faturamento em 2023, que alcançou quase 35 bilhões de dólares, e a geração de mais de 115 mil empregos diretos nas fábricas. Além disso, ressaltou que o Polo Industrial de Manaus é líder nacional na produção de televisores e em várias outras linhas de produção, incluindo concentrados para refrigerantes, celulares, motocicletas e placas-mãe para computadores, consolidando sua posição como o maior do Brasil.

O encontro também contou com a participação da secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim.