A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) conquistou um feito significativo ao receber o Atestado de Sustentabilidade conferido pelo Sistema de Monitoração e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (SIMASA). Este atestado é um reconhecimento notável pelas práticas exemplares e pela notável implementação de projetos voltados para a responsabilidade socioambiental.
Este marco é revelado no Relatório de Gestão e Sustentabilidade de 2022 da instituição, que foi finalizado neste mês. O relatório não apenas revela indicadores técnicos abrangendo diversas áreas de atuação no setor da saúde, mas também explora aspectos de governança, conformidade, pesquisa e melhorias identificadas no âmbito do cuidado ao paciente, entre outros.
Karina Barros, presidente da Segeam, compartilha que o documento tem a missão de amplificar a transparência das ações da associação, a qual atualmente é reconhecida como uma das principais fornecedoras de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado e é uma referência no setor de saúde, notadamente na alta complexidade.
No último ano, a Associação desempenhou um papel ativo em mais de 32 unidades de saúde públicas em Manaus, a maioria delas sendo de natureza terciária. O relatório completo será prontamente disponibilizado no portal da Segeam nos próximos dias. O documento afirma que a Segeam está entre as primeiras instituições de saúde a serem certificadas nacionalmente, ressaltando sua dedicação e compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Os projetos desenvolvidos pela Associação são construídos de acordo com critérios e normas da legislação vigente, especialmente voltados para o Terceiro Setor. Essas ações estão ancoradas em princípios legais que incluem a geração de balanços socioambientais, conforme a Resolução CFC nº 1.003/04, e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, conforme o Decreto Federal nº 7.746/12 e a Lei Federal 12.187/09.
Neste contexto, a Associação compilou informações relevantes para controle, gerando indicadores que podem orientar futuras medidas ainda mais eficazes na área de sustentabilidade. Isso abrange desde a gestão de resíduos na sede da Associação até o consumo de energia, água e emissões de CO2, que refletem a sustentabilidade ambiental.
Maria Luiza Meleiro, gestora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Segeam, destaca o esforço colaborativo e educativo que acompanhou esse processo. Ela salienta a importância da sustentabilidade como parte fundamental da missão da Associação, e acredita que, ao liderar pelo exemplo na Amazônia, é possível minimizar os impactos das mudanças climáticas para as futuras gerações.
O relatório delineia os objetivos da Associação para futuros projetos, incluindo a promoção da sustentabilidade em todas as etapas de planejamento e execução, incorporando toda a estrutura organizacional. O compromisso com a conformidade legal e a redução de riscos também são destacados como parte da estratégia para assegurar a continuidade das operações da Associação.
Um dos projetos de destaque é o “Desapego Consciente – Uma Ação Solidária”, que fomenta a responsabilidade social e a sustentabilidade entre os colaboradores da Segeam. Este projeto encoraja a doação de objetos reutilizáveis, promovendo a cidadania e a solidariedade, além de alimentar o cuidado pelo meio ambiente.
O impacto desses esforços culmina na visão de um mundo mais justo e equilibrado, onde a preservação ambiental e o respeito aos direitos humanos são pilares centrais. O relatório completo de Gestão e Sustentabilidade estará acessível no portal institucional da Associação, em https://segeam.com.br/.