Segurança do Paciente: Evento itinerante reúne instituições de saúde para fortalecer a cultura de segurança

Segurança do Paciente. Foto: Arquivo FVS-RCP

Em alusão aos 10 anos de segurança do paciente no país, as instituições de saúde pública do Amazonas realizam, neste mês de setembro, a primeira edição do evento “Roadshow – Segurança do Paciente: Unidos para fortalecer a cultura de segurança”, uma iniciativa itinerante e inovadora para fortalecer a cultura de segurança em serviços de saúde do estado.

O projeto nasceu na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e a programação é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a FHemoam, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

O evento contempla as instituições que aceitaram fazer parte ativamente no projeto. Em cada um dos serviços de saúde, será abordada uma temática diferente relacionada à Segurança do Paciente, que inclui as seguintes metas internacionais nos serviços de saúde: identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre profissionais de saúde; segurança na prescrição; uso e administração de medicação; procedimentos cirúrgicos seguros; prevenção de infecções por meio da higienização das mãos; e prevenção de quedas e úlceras por pressão.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que abordar sobre Segurança do Paciente, de forma descentralizada e contando com a parceria das instituições de saúde, engrandece a troca de experiência das atividades realizadas nos serviços de saúde.

“Essa é uma oportunidade dos serviços de saúde fortalecerem, ainda mais, os Núcleos de Segurança do Paciente que devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promovendo a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente”, enfatiza Tatyana.

Coordenando a Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), pela FVS-RCP, a enfermeira Evelyn Campelo, acrescenta que o “roadshow” favorece, também, o compartilhamento das melhores práticas realizadas nos serviços de saúde.

“O público de interesse de cada um dos eventos que compõem o roadshow inclui gestores de unidades de saúde e profissionais de saúde do Amazonas. Então, o objetivo é ofertar experiência a todos de forma que possa reforçar e estimular a cultura de segurança para com o paciente nas unidades de saúde”, disse Evelyn.

Instituições parceiras

A realização do evento itinerante inclui a ação integrada dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) das instituições parceiras. O coordenador do NSP do Hemoam e idealizador do evento, Chesman Silva, ressalta a importância do encontro.

“O evento propõe a implementação de boas práticas em todas as instituições envolvidas, para proporcionar um ambiente mais seguro, confiável e voltado para o bem-estar dos pacientes da rede hospitalar do Amazonas”, explica.

A iniciativa também é oportunidade para o aprimoramento de práticas seguras nas unidades de saúde, conforme disse a enfermeira responsável pelo NSP da FCecon, Marielle Martins. “Estamos todos empenhados em oferecer uma assistência em saúde que objetiva o fortalecimento das ações de vigilância sanitária e a busca contínua de uma gestão de risco, com o desenvolvimento da qualidade e do aprimoramento de práticas seguras nos serviços de saúde do Amazonas”, afirma a enfermeira.

Francisca Félix da Rocha, coordenadora do NSP do HUGV, destaca, ainda, a importância de abordar temáticas de Segurança do Paciente de forma aprofundada, devido à realização do evento.

“O HUGV contribuirá com suas expertises, apresentando processos e fluxos definidos frente à tecnovigilância. É de extrema importância disseminar e compartilhar boas práticas com os hospitais da rede, incentivando os demais hospitais a adotar medidas simples, porém extremamente necessárias, visando a segurança do paciente”, ressalta.

Já a diretora executiva do Complexo Hospitalar Zona Norte – Hospital Delphina Aziz, Cinthia Rodrigues, acrescenta o potencial produtivo da ação que conta com a parceria entre instituições de saúde.

“O projeto visa a segurança do paciente, sendo um diferencial para a assistência de qualidade. Estamos felizes em participar e poder ter essa troca de experiência com as demais unidades”, finaliza.

‘Roadshow’

O “Roadshow – Segurança do Paciente” ocorrerá, de forma itinerante, com temas voltados para a Segurança do Paciente. A programação inclui a primeira parada do evento itinerante na FHemoam, no dia 12 de setembro; seguida do HUGV em 19 de setembro; no Hospital Delphina Aziz, em 26 de setembro; e FCecon no dia 3 de outubro.