Seinfra avança na pavimentação do ramal Sulivan Portela, em Rio Preto da Eva

SEINFRA Obras Ramal Sulivan Portela FOTO Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), avançou com as obras de pavimentação do Ramal Sulivan Portela, situado na zona rural do município do Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros da capital amazonense. Com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2023, os serviços já alcançam 82% de execução.

Ao todo, o ramal possui 19,34 quilômetros de extensão e recebe serviços de terraplenagem, pavimentação e drenagem. Entre os Kms 15 e 16, equipes trabalham com pavimentação em Concreto Asfáltico (CA) e sinalização horizontal e vertical.

Com investimento no valor de R$ 17,7 milhões, a pavimentação do ramal tem por objetivo facilitar o escoamento da produção local, rica no cultivo e extração de açaí, cupuaçu e hortifrutigranjeiros.

De acordo com o secretário titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a pavimentação de ramais vem para trazer mais dignidade e benefícios a toda população.

“A maioria dos ramais tem famílias que tiram seu sustento da agricultura, e poder garantir a facilidade no escoamento da produção com a pavimentação dos espaços faz parte dos nossos objetivos. Quanto mais nossas obras puderem contribuir com o desenvolvimento social e econômico da população, melhor”, destacou.

Benefícios

Para a cozinheira Alzineide de Oliveira Castro, de 48 anos, que trabalha com a venda de comidas e bebidas em um balneário situado no ramal, antes das obras de pavimentação, a situação era bastante precária.

“Antes os ônibus ficavam atolados aqui e não tinham condições de subir, nem descer. Agora as coisas são diferentes, vai melhorar muito o acesso das pessoas e a movimentação com os carros”, afirmou.

Morador do ramal há 15 anos, o motorista José João Rolim Pereira, 66, lembrou da época em que trabalhava como agricultor. Ele, que plantava mandioca e macaxeira, falou da dificuldade no escoamento da produção, principalmente na época das chuvas.

“Quando chovia não tinha como trafegar. Agora, com o asfalto, os produtos podem entrar e sair com tranquilidade”, destacou o morador, que afirmou estar feliz com a pavimentação do ramal. “Essa moradia aqui é uma benção. Para mim, com a chegada do asfalto, é como se eu estivesse dentro de um bairro de Manaus”.

Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município de Rio Preto da Eva tem uma população estimada em 34.856 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.