Semana Municipal de Saúde Bucal na Capital reúne cirurgiões-dentistas

Semana da Saúde Bucal. Foto: Divulgação

A 10ª Semana Municipal de Saúde Bucal, promovida pela Prefeitura de Manaus, foi encerrada nesta quinta-feira, 10/11, com a programação científica do evento, voltada aos cirurgiões-dentistas que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os profissionais também foram homenageados pelo desempenho positivo das ações de saúde bucal realizadas na capital, cuja qualidade foi comprovada pelo Ministério da Saúde, por meio do programa Previne Brasil.

O evento foi realizado pela Semsa durante todo o dia, no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Neste ano, o tema “Saúde bucal materno-infantil: cuidados precoces para um futuro saudável”, direcionou as ações da 10ª edição da semana.

“A rede oferta atendimento odontológico para todos os usuários, desde as crianças pequenas até o senhor de 100 anos que usa prótese, por exemplo. Porém, foi observado que existia uma lacuna justamente nesse período de zero a dois anos de idade e, por isso, ao longo desse ano, nós capacitamos os profissionais da Semsa para reforçar esse atendimento, que é muito importante na prevenção de futuros agravos”, informou a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho.

A programação desta quinta-feira abordou diversos assuntos juntos aos profissionais, como pré-natal odontológico, primeira consulta odontológica, ações de humanização em odontologia, e alcance de metas do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

“O evento estava sendo realizado de forma virtual há dois anos por conta da pandemia. Esse é o 10º ano da Semana Municipal de Saúde Bucal, que acontece por volta do dia 25 de outubro, quando é celebrado o Dia do Cirurgião-Dentista. A gente faz esse evento para homenagear nossos profissionais, e promover a atualização e educação continuada da rede”, contou.

Indicadores

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, parabenizou os profissionais de saúde bucal pelo desempenho obtido nas avaliações do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Um dos indicadores monitorados, do total de sete, se refere à proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

“Entre os sete indicadores do Previne Brasil, esse relacionado ao pré-natal odontológico teve o segundo melhor desempenho em Manaus, ajudando a puxar a capital para o primeiro lugar do ranking entre as capitais. O mérito é desses servidores e a gente aproveita para agradecer o empenho e a dedicação deles na ponta, na assistência ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou.

Djalma ressaltou que o cirurgião-dentista tem uma participação muito significativa na integralidade do atendimento ofertado aos cidadãos, pois a saúde bucal está diretamente relacionada com a ingestão de alimentos, sistema respiratório, fala e articulação, entre outros.