Semasc promove ação cidadã a moradores do São José nesta quinta-feira

Foto: Marcely Gomes / Semasc

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e  Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 22/12, uma ação de cidadania voltada às famílias referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José 4, com a disponibilização de diversos serviços gratuitos, de saúde a cuidados estéticos. A ação foi realizada no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, onde o equipamento atualmente realiza seus atendimentos.

“É uma forma de presentear todas essas famílias que acompanhamos neste ano, famílias amparadas pelo Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e pelos nossos serviços de convivência. O evento foi pensado como uma forma de fechamento e celebração a todo o trabalho realizado com essas famílias durante 2022, também sendo um enorme agradecimento a todos os nossos parceiros de trabalho, nossas equipes técnicas e todos da Rede de Proteção Social Básica, que contribuíram com nossos resultados e com a melhora na qualidade de vida dessas famílias”, destacou a coordenadora do centro de referência, Adriana Gomes.

Às vésperas das comemorações natalinas, o evento disponibilizou aos usuários serviços como a testagem rápida de hepatites B e C, glicemia,  sífilis e HIV; serviços de design de sobrancelhas, limpeza de pele facial, massagem corporal, corte de cabelo feminino e esmaltação de unhas. Também foram ofertados serviços de emissão da segunda via de certidões de nascimento, carteira de trabalho digital e RG, além de um aulão de zumba.

“Sentimos a necessidade de comemorar mais os nossos resultados. Possuímos uma grande dificuldade em mostrar para o público o nosso ‘território’, o nosso trabalho e, principalmente, o que fazemos dar certo. Hoje, não apenas comemoramos ao lado dessas famílias, mas mostramos também aos nossos parceiros da Saúde, da Educação e de todos os outros setores o quão importante é que continuemos esse trabalho tão lindo que é a proteção social”, explicou a assistente social Márcia Sahdo.

Matriarca de uma das mais de 20 mil famílias atendidas pelo equipamento, a dona de casa Juliana Monteiro, 41, não poupou elogios à ação e ao trabalho realizado pelo Cras.

“Hoje foi um dia maravilhoso, um evento simplesmente lindo! O Cras abriu muitas portas na minha vida, me tirando várias dúvidas e me ajudando na garantia dos direitos da minha filha, que é autista. Sou imensamente grata a todos que fazem parte dessa família”, finalizou Juliana.

Parceiros

A realização do evento só foi possível graças ao apoio dos parceiros: Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Doutor Thomas, da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), além da Hinode, na disponibilização dos serviços de embelezamento.