Início Destaque SEMED lança novo ‘Currículo Escolar Municipal de Manaus’

SEMED lança novo ‘Currículo Escolar Municipal de Manaus’

"Currículo Escolar Municipal de Manaus” | SEMED | Foto: Alex Pazuello
"Currículo Escolar Municipal de Manaus” | SEMED | Foto: Alex Pazuello

Para direcionar o processo de ensino aprendizagem dos mais de 240 mil alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou nesta terça-feira, 6/4, o novo “Currículo Escolar Municipal de Manaus”.

O evento foi realizado de forma on-line, transmitido pelo YouTube, no canal “Semed Educação Manaus” e contou com a participação de mais de 1,5 mil pessoas, entre educadores, gestores e assessores pedagógicos. O novo currículo começa a ser utilizado nas unidades de ensino a partir do 2º semestre deste ano.

O secretário de Educação, Pauderney Avelino, falou da importância da participação dos professores na criação do novo currículo, que começou a ser desenvolvido em 2020.

“Como secretário de Educação, fico muito feliz com a elaboração desse trabalho, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado com a mesma equipe da Semed, que permanece com a gente. Esse é o momento que todos nós estamos olhando para o futuro e seguindo as determinações do prefeito David Almeida, de fortalecer o ensino. Tenho certeza que teremos uma nova luz, que vai nortear a educação pública de Manaus. O que mais desejamos é um ensino moderno e de qualidade para as crianças e adolescentes”, comentou o titular da pasta.

Por conta da pandemia da Covid-19, todo o trabalho foi desenvolvido de forma remota, com inúmeras reuniões on-line, em grupos de mensagens, por e-mails e lives, com o empenho necessário para que o “Currículo Escolar Municipal” fosse produzido com qualidade. O documento também foi elaborado de forma sistêmica e colaborativa por uma comissão composta por mais de 120 profissionais da educação, como explica a assessora do Departamento de Gestão Educacional (DEGE) e coordenadora-geral do currículo, Mônica Lobato.

“Enquanto educadores, todos precisamos passar por uma mudança de olhar, estar abertos a esse processo, para que a gente consiga ver esse currículo de uma forma diferente. Para criarmos o documento, fizemos um plano de ação com cronograma, feito pela equipe de gestão e passado aos grupos de trabalho, para entendermos os passos que deveríamos seguir durante os seis meses da elaboração do material”.

Reformulação

A Semed iniciou os trabalhos de reformulação do currículo em janeiro de 2020, já que o Conselho Estadual de Educação (CEE) homologou o Referencial Curricular Amazonense (RCA) em dezembro de 2019. Os profissionais envolvidos discutiram temáticas que abordaram a educação infantil – a criança é o verdadeiro currículo; ensino por habilidades e competências; educação integral; metodologias ativas; engajamento familiar no processo de desenvolvimento humano; e competências tecnológicas.

A partir dessas temáticas, foram estabelecidos três pilares para o currículo e para a educação no município de Manaus: a educação integral – que contribui para a equidade, o respeito à diversidade e a inclusão como eixos fundamentais na formação integral do sujeito; aprendizagens e desenvolvimento – garantindo o direito de todos os estudantes, sem distinção, ao desenvolvimento das habilidades e domínio de competências adequadas às transformações sociais; e processos de ensino – abordando o desenvolvimento profissional com base na concepção de educação integral, democrática, inovadora e transformadora.

Fundamentação

O novo “Currículo Escolar Municipal” fundamenta-se na Constituição Federal (CF/1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), no Plano Nacional de Educação (PNE/2014), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), no Referencial Curricular Amazonense (RCA) e na Proposta Curricular vigente, valorizando e respeitando o multiculturalismo e a diversidade existente em Manaus.

Programação

A programação do evento nesta quarta-feira, 7/4, inicia às 8h, com a apresentação do Componente Curricular de Arte.

9h – Apresentação do Componente Curricular de Língua Inglesa.
10h – Apresentação da Área e do Componente Curricular de Matemática (4º ao 9º ano).
11h –Apresentação da Área e do Componente Curricular de Ciências da Natureza (4º ao 9º ano).
13h – Apresentação da Área de Ciências Humanas e do Componente Curricular de História (4º ao 9º ano).
14h –Apresentação do Componente Curricular de Geografia (4º ao 9º ano).
15h– Apresentação da Área e do Componente Curricular de Ensino Religioso (4º ao 9º ano).
16h – Encerramento da programação com a apresentação da modalidade EJA – 1º e 2º segmentos.

Sair da versão mobile