A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anuncia obras de reestruturação para as ruas Lígia Pinto, Miguel Mota e Natal, na comunidade José Bonifácio, bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte. Os moradores relatam sofrer com alagamentos em período de fortes chuvas. O secretário de Obras, Renato Junior, acompanhado de corpo técnico, vistoriou, na terça-feira, 18/4, o bairro e constatou problemas na rede de drenagem e acúmulo de lixo no igarapé.
“Esse volume d’água se dá pelo descarte incorreto de lixo nos igarapés, que, consequentemente, vão parar nos rios e entopem nossas drenagens. Estamos fazendo essa visita técnica, cumprindo a determinação do prefeito David Almeida. Deixo mais uma vez o meu apelo, para que a conscientização sobre o lixo aconteça nas casas, ruas e nas escolas”, afirma Renato Junior.
Na rua Lígia Pinto, os trabalhos serão de contenção por rip-rap e desassoreamento do igarapé. Em outra frente de obras, os serviços serão de anelamento de uma rede de drenagem profunda de 30 metros na rua Natal, que está sinalizada em decorrência do afundamento parcial corroborado pelas fortes chuvas e pelo lixo.
Na primeira etapa dos trabalhos, as equipes irão desobstruir uma rede de drenagem de aproximadamente 100 metros na rua Miguel Mota, além de desassorear o igarapé e recuperar uma ponte.
“Essa é uma situação complicada. Aqui tem muito lixo acumulado. Iremos colocar as máquinas para trabalhar nessas ruas que foram mapeadas dentro do bairro, que sofrem com os alagamentos causados pelos lixos. A prefeitura fará a sua parte e nós contamos com a ajuda da população”, acrescenta o secretário de Obras.
A moradora Maria Marcileia, de 41 anos, afirma que há mais de uma década a comunidade do bairro enfrenta problemas com as antigas tubulações e com o igarapé.
“Nunca teve uma manutenção nessa rua, chegaram a fazer a tubulação e desde lá não recebemos serviços de manutenção há mais de 15 anos. A verdade é que sempre fomos esquecidos nessa rua, a gente sempre pediu ajuda, mas nunca ninguém veio. Agora chegou a providência, vai melhorar principalmente para as nossas crianças que pisam nessa água poluída. A comunidade só tem a agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, por olhar por nós”, relata a moradora.