Início Amazonas Saúde | AM Semsa certifica profissionais da Saúde por cursos de especialização ofertados em parceria...

Semsa certifica profissionais da Saúde por cursos de especialização ofertados em parceria com a UEA

Foto - Elienai Emanuel / Semsa

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta terça-feira, 20/9, a solenidade de entrega dos certificados para os profissionais da Saúde que concluíram dois cursos de especialização ofertados pela Escola de Saúde Pública (Esap) de Manaus, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Um total de 29 profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais foi beneficiado com a capacitação.

A entrega dos certificados foi realizada no auditório Deodato Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os formandos são dos cursos de especialização em Saúde da Família e Comunidade e em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, vinculados ao programa Mais Saúde Manaus, com duração de dois anos.

Foto – Elienai Emanuel / Semsa

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabenizou os formandos por mais uma vitória conquistada em suas respectivas carreiras, e ressaltou que a cooperação técnica entre as instituições fortalece a integração ensino-serviço-comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todos eles [formandos] passaram por nossas unidades de saúde, e eu tenho certeza que a troca de experiências foi fundamental. Hoje, nós temos orgulho de entregar esses profissionais para a nossa sociedade, tendo a certeza de que eles vão fazer o melhor. Eu quero deixar aqui o meu agradecimento ao prefeito David Almeida, pelo apoio tanto à Semsa quanto à Esap nessa empreitada”, disse Shádia.

A diretora-executiva da Esap, Karina Cerquinho, informou que os profissionais iniciaram as especializações entre 2019 e 2020, e tiveram o desafio de manter os estudos durante a pandemia. “Estamos fazendo a entrega dos certificados como forma de reconhecimento e valorização de todo o processo de formação deles, especialmente no período da pandemia, quando além de alunos, eles foram parceiros da secretaria e da cidade de Manaus”, contou.

Aprendizado

Karina explicou que o objetivo dos cursos de especialização da Esap é qualificar mais profissionais para execução dos conceitos do SUS, e são abertos para profissionais externos, para que eles já estejam qualificados caso ingressem na Semsa, seja por meio de concurso ou chamamento público.

“Temos estudantes que passaram no concurso e no chamamento de emergência, então essas pessoas já chegarão conhecendo a rede. Fica mais fácil o envolvimento desses profissionais e o atendimento à população”, pontuou.

Os cursos de especialização em Saúde da Família e Comunidade e especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família foram coordenados pelos professores Darlisom Ferreira e Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett. Darlisom, que também é o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, participou da solenidade.

“São cursos com 3.744 horas em que o profissional mergulha na prática de serviço e isso faz com que desenvolva competências e habilidades que possam deixá-lo apto para intervir na saúde da família no contexto dos territórios, da vigilância, da atenção primária, da gestão dos processos de trabalho na saúde pública”, afirmou Darlison.

Sair da versão mobile