Início Amazonas Saúde | AM Semsa inicia cursos informais de cuidador de idosos nas zonas Leste e...

Semsa inicia cursos informais de cuidador de idosos nas zonas Leste e Rural

Com o objetivo de apoiar as famílias na condução dos cuidados ao idoso, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 17/10, duas edições do curso informal de cuidador de idosos, nas zonas Leste e Rural da capital. Realizados pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os cursos têm carga horária de 20 horas, seguindo até sexta-feira, 21/10, e cada turma conta com a participação de 50 pessoas, que foram selecionadas previamente nas comunidades onde as unidades de saúde estão localizadas.

Na zona Rural, o curso está acontecendo no turno matutino, na Unidade de Saúde da Família (USF) Ada Viana, localizada na BR-174. À tarde, as atividades estão sendo realizadas no clube de mães Irmã Ruth Moura, no bairro Colônia Antônio Aleixo.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Eliny Rocha, que acompanhou as atividades na zona Leste, reforçou que a finalidade do curso é capacitar os familiares sobre a forma adequada de tratar um idoso, destacando que nesta fase é preciso redobrar a atenção, o cuidado e o respeito à história de vida da pessoa idosa.

“Em cinco dias de programação esperamos contribuir para ampliar a visão que as pessoas têm sobre os idosos. Vários profissionais, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros que trabalham na Atenção Primária, irão compartilhar seus conhecimentos sobre o processo de cuidar da pessoa idosa. Iremos destacar temas amplos como a política de proteção e também ações cotidianas, como a prevenção de quedas. Será muito proveitoso”, assinalou.

A assistente social Georgina Sarkis, especialista em gerontologia e saúde do idoso, participou do primeiro dia do curso com uma palestra que destacou a importância de a sociedade se preparar para cuidar da pessoa idosa. Um dos pontos estratégicos do trabalho do cuidador, segundo ela, consiste na compreensão de nossa população está envelhecendo e requer uma rede de atenção e cuidado específicos para que essa fase da vida tenha qualidade de vida.

Sair da versão mobile