A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá promover o evento “Janeire-se: Vamos cuidar da saúde mental?” no Parque do Mindu, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, nesta terça-feira, 17/1. O objetivo é reforçar as ações do “Janeiro Branco”, campanha que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A programação será realizada das 9h às 12h, e contará com um circuito de atividades voltado para todos os públicos.
A chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Jeane Leite, explicou que o “Janeiro Branco” foi instituído no município de Manaus pela Lei nº 2224, de 20 de junho de 2017. O primeiro mês do ano é um marco temporal estratégico para apresentar medidas que podem ser adotadas em prol da saúde mental.
“Tais ações serão realizadas sempre tendo como finalidade criar um espaço para que as pessoas possam pensar e se expressar sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, pensamentos e comportamentos, além de disponibilizarmos ferramentas para o desenvolvimento de ações em saúde mental e autocuidado, contribuindo assim para promover saúde emocional e prevenir o adoecimento mental”, afirmou.
O evento “Janeire-se: vamos cuidar da saúde mental”, no Parque do Mindu, contará com atividades de relaxamento, como reiki, auriculoterapia, yoga e zumba, rodas de conversa em português e espanhol sobre o cuidado com a saúde mental e vivência em Mindfulness, oficinas artísticas, além de exposição de artesanato indígena Kukama e apresentação de grupos de dança.
“Estamos convidando servidores e usuários das nossas unidades de saúde, bem como toda a população que vive naquela região, para participar desse evento e aprender um pouco mais sobre como cuidar adequadamente de sua saúde mental. Essas orientações estão sendo reforçadas pela Semsa durante todo o mês para contribuir com a qualidade de vida da nossa sociedade”, disse Jeane.
Ao longo de todo o mês, a secretaria vem promovendo rodas de conversa, palestras, dentre outras estratégias, para trabalhar o assunto junto aos usuários das Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e Centros de Atenção Psicossociais (Caps).