Início Amazonas Seped promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Seped promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

seped

Uma manhã cheia de atividades pedagógicas, recreativas e psicomotoras fez parte da programação organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) nesta sexta-feira (05/04), no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona oeste da cidade. A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril.

A gerente de projetos da secretaria, Gisele Amaral, disse que a programação foi pensada como forma de inclusão, respeitando as limitações das pessoas que têm a síndrome do Autismo.

“A programação foi pensada no intuito de oportunizar o esporte, a cultura, o lazer, a recreação. A gente entende que a pessoa que tem autismo consegue interagir em todas as áreas, desde que nós possamos criar atividades específicas desenvolvidas e pensadas para eles”, explicou a gerente.

A coordenadora pedagógica da Associação dos Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA/AM), Zandra Campos, aprovou as atividades promovidas pela Seped. A AMA/AM levou ao Centro de Convivência cerca de 20 crianças e jovens que tem autismo.

“Para eles esse ambiente é novo, então é importante que nós possamos começar a incluir as pessoas com autismo em todos os meios. Esse tipo de atividade é muito importante para que eles possam desenvolver as atividades deles, também”, disse.

A secretária da Seped, Viviane Lima, disse que foi surpreendida ao ser recebida com alegria por mães, pais e presidentes de associações do segmento da pessoa com autismo.

“Nós preparamos com tanto cuidado, com tanto carinho este evento e eu fui realmente surpreendida pela receptividade. Isso só mostra que estamos no caminho certo e que o trabalho que nós queremos colocar, que é a humanização, a inclusão de fato, está acontecendo. Espero que possamos realizar eventos ainda maiores não só aqui na capital, mas também no interior. A sociedade está em transformação”, enfatizou a secretária.

Parcerias – Para a realização das atividades, a Seped contou com a parceria de outros órgãos como a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Programa ‘Viva as Diferenças’ e Abrigo Moacyr Alves.

O coordenador do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Hira Nascimento, afirmou que a ideia é de que outros eventos em parceria com a Seped sejam realizados ao longo do ano.

“Nosso objetivo é o atendimento humanizado dentro do Centro. Nós já trabalhamos com projetos de inclusão, onde temos crianças com Autismo e Síndrome de Down. E teremos, sim, uma grande satisfação em receber outros eventos com parceiros como a Seped”, afirmou.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEPED 

Sair da versão mobile