Serviço de Coleta Agendada impede que grandes objetos acabem nas ruas e igarapés da Capital

Foto: Bruno Leão / Semulsp

Os grandes objetos jogados pela cidade podem causar sérios danos aos rios, igarapés e ao meio ambiente como um todo e com as fortes chuvas que ocorrem na região, por conta do inverno amazônico, aumentam ainda mais esses riscos. Para combater o descarte irregular, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp), realiza agendamentos para recolher esses objetos por meio do serviço Coleta Agendada.

O diretor da Comissão Especial de Divulgação e Orientação de Limpeza Pública (Cedolp), Luiz Paz, destaca que o funcionamento do serviço oferecido é mais fácil do que jogar os objetos nas ruas. “O descarte legal de móveis e eletrodomésticos podem ser agendados via WhatsApp pelos contatos (92) 98415-9563 / (92) 98459-5618, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Essa é a forma correta do descarte dos grandes objetos”, disse.

Durante a realização do atendimento, é recomendado que o solicitante informe alguns dados para efetuar o agendamento: nome, endereço, contato, fotos de quais objetos serão levados e o localizador no mapa do endereço. Este processo facilita o serviço ser mais rápido.

Após o atendimento, será informado a data que a equipe irá passar no local. O morador deverá colocar no dia agendado os objetos na rua, pois os servidores não podem adentrar a casa. Depois de recolhidos, os objetos são encaminhados para as associações de catadores que realizam a separação.

A cada dia a população vem tomando conhecimento do serviço e realizando a prática correta do descarte, como a aposentada Elisângela da Silva, moradora do bairro Aleixo, zona Centro-Sul, que achou muito fácil o agendamento e rápido a remoção.

“Eu entrei em contato com o serviço e na mesma semana fui atendida. Muito bom mesmo, a prefeitura está de parabéns”, elogiou.