Servidores da Visa Manaus recebem capacitação pelo Núcleo de Gestão da Qualidade

Foto: Divulgação

Servidores da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) receberam, nesta sexta-feira, 28/6, um treinamento especial sobre ferramentas de Qualidade, promovido pelo Núcleo de Gestão da Qualidade (NUGQ), como parte das iniciativas para avançar na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas práticas de trabalho da Visa Manaus.

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo de Souza, participou da capacitação, que contou com 47 servidores, e parabenizou a iniciativa destacando o esforço em aprimorar os fluxos de trabalho.

“Acompanhei desde o início a implantação da qualidade na Visa Manaus. É de fundamental importância essa integração e a busca incessante pela melhoria dos processos da Vigilância Sanitária. Estou encantada com a qualidade e a criatividade desta equipe”, afirmou.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressaltou que o treinamento é fruto de um processo que teve início em 2022, quando Manaus foi escolhida para participar do projeto-piloto de Gestão da Qualidade no âmbito nacional.

“A nossa Vigilância é uma das 11 em todo o país que foram escolhidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para participar de um projeto-piloto de autoimplantação do SGQ em seus processos de trabalho. Após termos recebido uma consultoria especial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, durante um ano, agora é a própria Vigilância municipal que leva adiante o projeto, por meio no NUGQ”, explica o diretor.

O treinamento consistiu na apresentação da Política da Qualidade da Visa Manaus, objetivos de qualidade, visão, missão e valores, constando a ferramenta de 5S como melhoria setorial e concluindo as metas do departamento para os próximos anos.

“A busca pela qualidade é um caminho sem volta. A Visa Manaus deve ir daqui para frente a melhoria contínua em todos os seus processos e o bem-estar de todos, para, assim, melhor atender nossos munícipes”, ressaltou a chefe da Gestão da Qualidade, Milena di Castro.

Como parte da dinâmica, foi apresentado pelo Grupo de Gestão da Qualidade (GGQ) a mascote da Qualidade, representada pela figura do boto. A escolha do boto se deu por este ser um mamífero extremamente inteligente, ágil e adaptável ao meio em que vive, além de ser um dos atrativos turísticos do Amazonas.

Os servidores tiveram a possibilidade de escolher através de QR Code o nome da mascote, dentre os quais concorreram: Boto-Arandú (que em linguagem indígena, que significa ouvir o tempo, conhecer com experiência de vida), Boto-Coraci (que significa a representação do sol, criador de todos os seres vivos) e Boto-Fé (da gíria “botofé”), que foi escolhido para dar representatividade ao projeto de qualidade da Visa Manaus.