O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ativou, na tarde desta terça-feira (27/06), o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) para o monitoramento do 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ativação do CICC-L foi realizada no Bumbódromo e tem o objetivo de reunir órgãos da esfera federal, estadual, e do município, que estão envolvidos na realização do evento para alinhamento de ações em áreas como segurança, saúde, assistência social e trânsito.
Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da SSP-AM, a ativação faz parte da operação Parintins 2023. Na ocasião, foi apresentado o Plano Tático Integrado (PTI), documento que compila as competências de órgãos municipais, estaduais e federais, além das empresas concessionárias de serviços.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, destacou a determinação do Governador do Amazonas, Wilson Lima, para garantir um festival com muita segurança aos visitantes e à população de Parintins.
“Estamos dando início a abertura do Centro Integrado de Comando e Controle Local, com cerca de 50 representantes de diversos órgãos, da esfera federal, estadual e do município de Parintins. A determinação do Governador Wilson Lima é que este ano, assim como o ano passado, esse evento tenha o máximo de segurança. Por isso, reforçamos o efetivo das forças de segurança aqui para o município”, destacou o titular da SSP-AM, General Mansur.
Até o encerramento do festival, reuniões serão realizadas diariamente no CICC-L para monitoramento de diversas ações, como: Ações de trânsito; Atendimento médico e de urgência; Ações de vigilância em saúde sanitária; Ações de proteção à criança e ao adolescente; Ações de inteligência; Ações de controle de tráfego aéreo e Ações de controle de tráfego hidroviário.
O titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), Marco Apolo Muniz, destacou a importância da integração entre os órgãos para que o festival ocorra com tranquilidade.
“É uma ação conjunta de várias secretarias, e a Secretaria de Segurança Pública, sem dúvidas, tem um papel fundamental, não só o seu papel primordial que é de assegurar, com toda a complexidade, vários órgãos, mas acima de tudo, coordenar outros órgãos que precisam das devidas orientações para que consigamos receber todos bem e fazer um grande espetáculo”, disse.
Monitoramento: O CICC-L tem a possibilidade de realizar o monitoramento do Festival Folclórico de Parintins e do município por meio de câmeras que foram instaladas pela SSP-AM em pontos de grande fluxo de pessoas, garantindo pronta-resposta em casos de intercorrências.
Também serão instaladas Plataformas de Observação Elevadas (POE), em frente ao Centro Cultura de Parintins (Bumbódromo) e nas proximidades da avenida Amazonas, principal via do município.