Início ESPECIAL PUBLICITÁRIO Startup usa gamificação para treinar call center do Hapvida sobre LGPD

Startup usa gamificação para treinar call center do Hapvida sobre LGPD

Programa Explora Sistema Hapvida startup Kludo call center
Foto: divulgação/ASCOM

O Sistema Hapvida investe constantemente em tecnologia e inovação nos seus serviços. A novidade é que a empresa iniciou, em Fortaleza (CE), um treinamento com cerca de 2 mil colaboradores do call center sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O diferencial do treinamento é que ele é aplicado utilizando metodologia de gamificação, em que a plataforma online mescla jogos criados com conteúdo sobre a LGPD, a fim de reforçar o aprendizado.

A empresa que está à frente desse treinamento e criou os jogos é a startup Kludo, uma plataforma de games para treinamentos, que foi selecionada pelo Hapvida para seu programa de aceleração de startups, o Explora. O Hapvida escolheu o call center para iniciar o projeto porque é uma área que atua diretamente com os clientes e suas informações dentro da empresa. A Kludo foi selecionada para esse trabalho porque tem uma abordagem diferencial e didática, levando informações de forma leve para um assunto tão sério quanto a LGPD.

“Entendemos que quanto mais dinâmico for o ensino, melhor é o aprendizado. E esse treinamento busca não só atender aos padrões da LGPD, mas também integrar o nosso processo de melhoria contínua de atendimento aos clientes. Desta forma, nossos colaboradores poderão transmitir informações que aprenderam de forma leve e eficiente”, ressalta Rejane Abreu, diretora de atendimento SAC/Experiência do Cliente do Sistema Hapvida.

O CEO da Kludo, Daniel Sgambatti, explica que o uso de gamificação apresenta alta eficácia no processo de aprendizagem, aumentando significativamente o engajamento dos colaboradores e a retenção de conteúdo, justamente por expor o conteúdo necessário para estudo com relaxamento mental por meio dos jogos.

Funciona também como importante ferramenta para auxiliar no foco dos usuários. Nesse sistema, conteúdo formal e jogos não são partes separadas, pois operam em conjunto. O avanço do usuário em outras etapas dos jogos tem relação também com a progressão e resultados na fase de conteúdo. Ou seja, para ser bem-sucedido nos jogos, o participante também precisa dar conta do conteúdo e questões sobre o assunto abordado, que, no caso do Hapvida, tratará da LGPD.

O Programa Explora escolheu cinco startups que têm como metas implementar ferramentas para diagnósticos, gestão e treinamento para LGPD, melhoria na gestão de saúde e bem-estar do cliente, criação de novas oportunidades a partir dos dados da empresa e implantação de um canal de comunicação e serviços de RH com os colaboradores.

Sair da versão mobile