Um homem não identificado foi flagrado com uma tatuagem contendo um símbolo nazista em suas costas na tarde de domingo (17/04), no estádio Ismael Benigno, a Colina, no bairro de São Raimundo em Manaus.
O aparente torcedor do Tufão chegou ao local com uma camisa do clube, para acompanhar a estreia da equipe contra o São Raimundo-RR, pelo Campeonato Brasileiro da Série D.
Com o decorrer da partida, o torcedor retirou a camisa exibindo uma tatuagem nas costas, em formato de águia na cor preta. O símbolo é uma das imagens que representa o partido alemão nazista. Apologia ao nazismo é crime, de acordo com a legislação brasileira, conforme prevê a Lei 7.716/1989. Essa lei é respaldada pela Constituição, que classifica o racismo como crime inafiançável e imprescritível. A pena é de 2 a 5 anos e multa.
Depois da partida em que o Tufão da Colina venceu por 2 a 1, o clube emitiu nota sobre o ocorrido repudiando o ato do homem:
Chegou ao conhecimento da diretoria do São Raimundo Esporte Clube, que durante o jogo contra e equipe do São Raimundo de Roraima, pelo campeonato brasileiro série D 2022, um indivíduo adentrou ao estádio usando camisa e retirou a mesma, ostentando uma tatuagem com símbolo nazista e proibida pela legislação vigente, além de atentatório à dignidade humana e provavelmente um dos capítulos mais tristes da história da humanidade, se não o mais.
O São Raimundo Esporte Clube vem a público, repudiar a atitude deste indivíduo em que nada representa a história do clube do povo. O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial! Este indivíduo, uma vez identificado, não mais adentrará as dependências do estádio em dias de jogos do Tufão. Além disso, encaminharemos formalmente uma denúncia aos órgãos criminais para que haja a devida investigação e persecução penal.
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) ainda não se pronunciou até o momento.
O diretor do São Raimundo E.C. e também vereador de Manaus, Rodrigo Guedes, se manifestou nas redes sociais pedindo ajuda para identificar o homem com tatuagem nazista e comunicou que assim que identificado, será banido do estádio.