O empreendedor Alec Schmitz, 22, é um dos vários tutores de animais domésticos da capital amazonense que tiveram a realidade transformada com relação ao cuidado e prevenção viabilizados pelo ‘Castramóvel’, unidade móvel de Castração do Governo do Amazonas, administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Morador do bairro do Educandos, zona sul, ele foi um dos beneficiados do serviço, neste ano, e relatou que esse trabalho é essencial para a saúde animal.
“Temos muitos animais que estão necessitando de uma castração. E eu acho muito importante ter pessoas nos ajudando com esse trabalho na nossa cidade”.
Alec levou seu pet em uma das ações do Programa Governo Presente realizado na zona sul de Manaus, e destacou os benefícios desse cuidado para os animais. “Isso é muito bom para a saúde do animal porque evita câncer e outras doenças”.
O Castramóvel tem o objetivo de democratizar o acesso à castração, considerada um dos meios mais eficazes para impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde de animais domésticos. O serviço é executado de forma pioneira pelo Governo do Amazonas, desde 2020.
“Essa é uma ação importante porque trabalha a questão não só o bem-estar animal, que é uma política do Governo do Amazonas, mas também ajuda no cuidado com as famílias, porque evita zoonose, e a proliferação descontrolada desses pets quando estão em situação de rua, o que transforma em um problema de saúde pública também”, disse o secretário de estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Em 2024, o Castramóvel realizou a esterilização solidária de 21,4 mil animais, sendo 12.191 felinos e 9.218 caninos. Para tanto, neste ano, a estrutura de bem-estar animal do Estado contou com três unidades em operação. Além das cirurgias, o Castramóvel aplicou mais de 2.500 vacinas, entre antirrábica e viral, contribuindo com a saúde e bem-estar de animais domésticos no Amazonas.