O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concedeu, na manhã de quinta-feira (15/8), o Certificado de Acreditação ao Laboratório de Ensaio de Produtos (LabEP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A cerimônia aconteceu no auditório da Reitoria da UEA, onde estiveram presentes, além do reitor da instituição, o Prof. Dr. André Zogahib; o vice-governador do Estado do Amazonas, Tadeu de Souza Silva; o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito; o diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Jucimar Maia da Silva Júnior; a coordenadora do LabEP, Prof.ª Dra. Samantha Coelho Pinheiro; o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas, Renato Marinho Bezerra Júnior; e demais autoridades convidadas.
A cerimônia marcou um momento histórico para a região Norte do país. O LabEP tornou-se o primeiro laboratório da região Norte, em uma universidade pública, a receber o reconhecimento para realizar atividades de ensaios no âmbito do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), do Inmetro.
Agora, o laboratório reúne competência técnica para realizar ensaios térmicos e mecânicos, em atendimento à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, no produto “isqueiro”. Atualmente, o Amazonas conta com dois fabricantes de isqueiros que serão beneficiados, diretamente, pela acreditação do laboratório.
Para o reitor da UEA, André Zogahib, a acreditação junto ao Inmetro mostra o quanto a universidade está fortalecida. “É um pleito tentado por diversas instituições, por universidades públicas na região Norte. E a universidade se consolida como a primeira, na região Norte do Brasil, a possuir uma acreditação do Inmetro.”
O vice-governador do estado do Amazonas, Tadeu de Souza Silva, ressaltou em sua fala que é muito importante para Manaus, terceiro maior polo industrial do país, ter esse processo de cooperação intensa e estreita com o Inmetro, principal ativador do processo de conformidade, de excelência da produção industrial.
A coordenadora do LabEP, Samantha Pinheiro, destacou que a acreditação do laboratório é importante para a universidade, pois qualifica os ensaios realizados dentro dos laboratórios. “´É importante para a comunidade, pois garante produtos de qualidade, que trazem segurança aos seus usuários. É importante para o país, pois é um marco de crescimento institucional e científico, bem como de todos os alunos, técnicos e professores envolvidos.”
O diretor industrial da empresa BIC, Hamon Jean Marc, relatou, na coletiva de imprensa realizada após a solenidade, a dificuldade que o setor industrial sofreu nos últimos anos no Amazonas pela ausência de um laboratório acreditado. “Tivemos muitos percalços até conseguirmos celebrar essa vitória, porque a UEA se empenhou em construir e cumprir todos os requisitos de acreditação e, mais recentemente, a gestão do Inmetro se empenhou para avaliar e acreditar o laboratório.”
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, enfatizou que os ensaios realizados pelo LabEP terão reconhecimento internacional, destacando que o Inmetro possui Acordos com diversos países. “Além do reconhecimento, a UEA ajudará a Zona Franca de Manaus que, a partir deste momento, irá diminuir custos com fabricação, realizando todos os testes dentro do estado”, concluiu.
Acreditação
Acreditação é o reconhecimento formal do Inmetro quanto à competência dos organismos de avaliação da conformidade. Para ser acreditado, um organismo deve atender a requisitos internacionais previamente definidos e validados pelo Instituto, garantindo que realize suas atividades com confiança e imparcialidade. A acreditação é uma ferramenta estabelecida para promover a confiança na atuação das organizações.
A Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro é o único organismo de acreditação reconhecido pelo governo brasileiro para acreditar organismos de avaliação da conformidade.