Início Amazonas Economia | AM Último dia para microempreendedores individuais migrarem para nova plataforma de Nota Fiscal...

Último dia para microempreendedores individuais migrarem para nova plataforma de Nota Fiscal de Serviço

Armínio Pontes, subsecretário da Receita. Foto: Divulgação Semef

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), alerta para o fim do prazo, nesta quinta-feira, 31/8, para que os Microempreendedores Individuais (MEIs), prestadores de serviços, migrem para o novo sistema nacional de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), da Receita Federal do Brasil (RFB). Para acesso e cadastro, o MEI pode acessar o endereço eletrônico https://www.gov.br/nfse/pt-br/mei.

A medida passou a vigorar com a aprovação da Resolução nº 171/2022, que altera o texto da Resolução nº 140/2018, do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

“É importante os contribuintes MEIs estarem atentos a essa decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional, que já havia sido prorrogada. Agora, a partir do dia 1º de setembro, só poderão emitir notas fiscais pelo sistema nacional da Receita Federal, não podendo mais emitir pelo sistema municipal Nota Manaus”, alertou o subsecretário da Receita da Semef, Armínio Pontes.

Mais informações sobre o sistema podem ser consultadas no próprio portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica do MEI — portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (www.gov.br). Informações e detalhes sobre as modificações apresentadas pela Resolução CGSN nº 171/2022, estão disponíveis na página do Simples Nacional (fazenda.gov.br).

Passo a passo

Em caso de dúvidas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Receita Federal criaram um manual para os MEIs com o passo a passo para utilização do novo emissor da NFS-e, seja na versão web ou mobile. O manual está disponível no endereço eletrônico: https://www.gov.br/nfse/pt-br/ebook-cadastramento-e-emissao-nfs-e-ago-2023.pdf.

Sair da versão mobile