Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais a partir desta segunda-feira, Confira!

Foto: João Viana

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que as Unidades Móveis de Saúde da Mulher das zonas Leste e Oeste passarão a atender a população em novos endereços a partir desta segunda-feira, 7/8. Já a unidade da zona Norte seguirá ofertando atendimentos na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, 2.939, bairro Cidade de Deus.

INÍCIO DOS ATENDIMENTOS DAS UNIDADES MÓVEIS DE SAÚDE DA MULHER – PACIENTES EM ATENDIMENTO.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Leste, que iniciou as atividades no dia 26 de julho, no bairro Puraquequara, vai passar a ofertar serviços e atendimentos de atenção básica no shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, 4.605, bairro São José.

A unidade da zona Oeste passará a atender as moradoras do Parque Rio Solimões e entorno, posicionada na rua Praia de Itaíba, s/nº, no bairro Tarumã. Os atendimentos da estrutura itinerante de apoio à Atenção Primária à Saúde (APS) iniciaram na comunidade Parque São Pedro, no mesmo bairro, também no último dia 26.

As unidades móveis deverão permanecer nos novos endereços até o dia 21 de agosto, com atendimento exclusivo para o público feminino, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A carteira de serviços inclui consultas médicas e de enfermagem, coleta de preventivo do câncer do colo do útero, mamografia, ultrassonografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.

Balanço

Nas duas primeiras semanas de atividade, de 25/7 a 4/8, as três estruturas móveis da Semsa voltadas à saúde da mulher realizaram um total de 4.420 procedimentos, dos quais 970 consultas médicas e 560 consultas de enfermagem, além de 1.360 exames de ultrassonografia de diversos tipos e 324 mamografias.

Dentre as unidades, a da zona Norte totalizou 1.653 procedimentos realizados, dentre eles 373 consultas médicas e 518 exames diversos de ultrassom. Na zona Oeste, foram 1.394 procedimentos, sendo 312 atendimentos médicos e 118 mamografias.

Por sua vez, a estrutura móvel voltada à população da zona Leste completou, em duas semanas, 1.373 procedimentos, incluindo 285 consultas com clínico geral e 99 exames de raio-X da mama.

Estratégia

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher integram as estratégias da Semsa para facilitar o acesso da população aos serviços da APS, beneficiando áreas de maior demanda e vazios assistenciais e ampliando a cobertura da atenção básica.

O serviço fortalece as ações de prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero, bem como o acompanhamento pré-natal entre a população feminina das zonas Leste, Norte e Oeste da capital.

Cada estrutura conta com uma equipe de profissionais composta de dois médicos (um clínico geral e um especialista em radiologia e diagnóstico por imagem), um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um técnico em radiologia e imaginologia, e dois assistentes administrativos.