Vacinação Antirrábica do CCZ já imunizou 203 mil cães e gatos na capital

A campanha antirrábica da Prefeitura de Manaus já imunizou 203 mil animais, entre gatos e cachorros, na capital. Iniciada no dia 1º de outubro, a campanha deste ano, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da vacinação casa a casa, traz como diferencial a oferta do imunizante em pontos fixos estrategicamente localizados, facilitando acesso para os tutores e ampliando a proteção dos animais.

Uma das estações fixas está em funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 12h, no Centro de Convivência da Família Prefeito José Fernandes, no bairro São José, na zona Leste. A vacinação também é realizada pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na sede do órgão, localizada na avenida Brasil, bairro da Compensa, zona Oeste, de segunda sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Outra frente de trabalho que mobilizou os tutores de cães e gatos, foi a oferta da vacina em 10 lojas da rede de supermercados Nova Era, que no período de 5 a 7/11 (quinta-feira a sábado da semana passada), realizou a vacinação, das 8h às 12h.

O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, informou que a adesão da população foi tão boa, que a ação será retomada nesta sexta-feira, 13/12, e sábado, 14/12, nas 10 lojas do grupo.

“Nos dias úteis da semana muitos tutores estão trabalhando e não podem receber as equipes, o que acaba prejudicando a ação de vacinação, por isso resolvemos facilitar esse acesso, colocando essas estações nos supermercados na sexta e no sábado, quando as pessoas têm um pouco mais de tempo e podem ir a uma loja mais próxima de sua casa”, reforça.

Em Manaus, a meta é proteger 295.077 animais (215.077 cães e 80.000 gatos), contra o vírus da raiva até o dia 20 de dezembro. Os animais precisam estar em boas condições de saúde e ter a partir de três meses para receber a vacina.

A proteção vacinal contra a raiva é anual e obrigatória. Rodrigo Araújo confirma que a vacinação é uma estratégia confiável para prevenir a infecção pelo vírus rabies vírus (raBV) e alerta sobre os riscos aos quais animais e seres humanos correm quando a vacinação não ocorre.

“Ao acometer os animais, o vírus da raiva representa um grave risco aos humanos, uma vez que os cães e os gatos podem transmitir a infecção por meio de mordidas, arranhaduras e mordeduras. A infecção não tem cura e é fatal, por isso reforçamos a importância de levar seu cachorro e gato para ser vacinado”.

O CCZ disponibiliza os números 98842-8359 e 98842-8484 para que a população esclareça suas dúvidas e receba orientações.