Wilson Lima dispara, Braga cola no segundo turno e Amazonino segue em queda livre, mostra pesquisa Perspectiva

Wilson Lima Eduardo Braga Amazonino Perspectiva Eleições 2022 Governo do Amazonas
Foto: Reprodução

Eleições 2022: O empresário Durango Duarte acaba de divulgar através de sua empresa de pesquisa, Perspectiva Mercado e Opinião, a 3ª rodada de pesquisa de eleitoral a respeito do pleito 2022 para o cargo de governo do Amazonas.

Este é o terceiro estudo sobre a Eleições Gerais de 2022 no Amazonas realizado pela Perspectiva, de um total de seis pesquisas que serão registradas no 1o Turno. A anterior foi divulgada no fim do mês de maio do corrente.

CENÁRIO GOVERNO DO AMAZONAS

Fonte: Terceiro estudo sobre a Eleições Gerais de 2022 no Amazonas realizado pela Perspectiva.

Na pesquisa sobre espontânea para o governo do Amazonas, Wilson Lima demonstrou um forte crescimento eleitoral, tanto pela sua força no interior do Amazonas, como pela parceria de sucesso com o prefeito de Manaus, David Almeida.

O atual governo do Amazonas saiu de 12,3% em março para 20,0% nas intenções espontâneas da pesquisa.

O ex-governador Amazonino Mendes chegou a 15,9% nesse mesmo período de agosto 2022.

Por outro lado, o senador Eduardo Braga, demonstrou forte crescimento e pulou de 6,7% no início da campanha para 11,9%.

Para o candidato Ricardo Nicolau, também houve crescimento, o deputado possuía 1,2% em maio e agora tem 2,3%.

Fonte: Terceiro estudo sobre a Eleições Gerais de 2022 no Amazonas realizado pela Perspectiva.

O destaque maior nessa terceira rodada de pesquisas está voltada para o cenário ESTIMULADAS e nesse contexto chama atenção a virada meteórica que o governador Wilson Lima aplicou no ex-governador Amazonino Mendes.

Em março de 2022, quando se analisavam os números das pesquisas estimuladas para o governo do Amazonas, Wilson perdia para Amazonino por uma diferença de 10,9% (33,4% contra 22,5%). Agora, Lima já aparece em primeiro, com 28,3%, ultrapassando Mendes que obteve 26,8% em agosto, diferença de 1,5%, com forte tendencia de queda de Mendes devido sua forte ausência nas ações de sua campanha de rua.

Já o senador Eduardo Braga que tinha uma diferença para Amazonino Mendes de mais de 12%, colou no ex-governador e diminuiu sua margem para apenas 5,3%, visando uma das vagas do segundo turno. O ponto forte do senador está no volume de televisão e rádio que seu partido, MDB, possui, além da figura forte do presidente e candidato Luis Inácio Lula da Silva em seu palanque eleitoral, essas vértices certamente pesarão nessa corrida e o segundo turno já é uma forte realidade para a campanha de Braga.

DADOS DA PESQUISA

A amostra assinada pela Perspectiva Mercado e Opinião foi realizada 100% via telefone e entrevistou 1.500 entrevistas na capital Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas, durante o período de coleta de dados nos dias 26 e 27 de agosto de 2022.

A margem de erro máxima estimada é de 2,5%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de identificação AM-07370/2022.