Wilson Lima vai antecipar Auxílio Estadual e anistia na Afeam aos produtores afetados

Reunião Comitê. Foto Diego Peres

O governador Wilson Lima anunciou nesta terça-feira (03/10) um conjunto de medidas para mitigar os impactos da estiagem no estado do Amazonas. Durante uma reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, Wilson Lima revelou que o pagamento do Auxílio Estadual deste mês será antecipado para sexta-feira (06/10), em vez da data usual de 15 de cada mês.

Além disso, um Projeto de Lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com o objetivo de conceder remissão e renegociar dívidas de operações de crédito junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Essa medida, se aprovada, envolverá um montante de R$ 9,6 milhões e beneficiará produtores rurais, micro e pequenos empresários, bem como profissionais autônomos de baixa renda afetados pela estiagem.

Reunião Comitê. Foto Diego Peres

O governador também informou que uma comitiva do Governo Federal, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e ministros, estará presente no estado nesta quarta-feira (04/10) para discutir o apoio às ações do Governo do Estado relacionadas à estiagem. Durante a visita, eles farão um sobrevoo na Região Metropolitana e visitarão uma comunidade afetada pela seca, onde os moradores enfrentam dificuldades de transporte, acesso a alimentos e água.

Segundo informações da Defesa Civil do Amazonas, até o momento, 24 municípios estão em situação de emergência, 34 em alerta, dois em atenção e dois em normalidade devido à estiagem. Esta seca já afeta cerca de 200 mil pessoas, ou seja, 50 mil famílias.

Outras medidas incluem a investigação da causa da morte de botos e peixes, realizada por fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas. Além disso, será enviado um boletim diário com informações atualizadas sobre a estiagem.

O governador também atualizou sobre a Operação Beruri, que visa prestar assistência aos moradores da comunidade do Arumã, em Beruri, onde ocorreu um desbarrancamento. Cerca de 40 servidores estaduais estão atuando na área afetada, e mais itens alimentícios, de higiene pessoal e primeira necessidade serão entregues às famílias afetadas ainda esta semana.