Início Amazonas Yara Lins retorna ao comando do TCE-AM

Yara Lins retorna ao comando do TCE-AM

Em um esforço por aumentar a transparência e a democracia no processo eleitoral do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a Corte está realizando a eleição para os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor, ouvidor e coordenador da Escola de Contas nesta terça-feira (4), apesar da oposição do atual líder, Érico Desterro. Com o apoio de outros quatro conselheiros, Yara Lins deve assumir a liderança do órgão pelos próximos dois anos. Luís Fabian será o vice-presidente, Josué Cláudio ocupará a função de corregedor, Mário de Mello será o ouvidor e Júlio Pinheiro assumirá a coordenação da Escola de Contas.

Essa eleição em outubro foi estabelecida após a aprovação de alterações no regimento interno do TCE, recentemente aprovadas pelos deputados estaduais. Anteriormente, o pleito acontecia na segunda semana de novembro.

As mudanças incluem a eleição direta para o cargo de coordenador-geral da Escola de Contas e a eliminação do critério de antiguidade para a eleição do presidente do Tribunal. Antes das modificações, o coordenador da Escola de Contas era automaticamente o presidente em fim de mandato, sem a necessidade de uma eleição, seguindo um sistema de rodízio. A alteração também permite que qualquer conselheiro, inclusive um recém-empossado, seja eleito presidente, eliminando o requisito de antiguidade estipulado pelo artigo 99.

Sair da versão mobile