Início Amazonas Meio Ambiente | AM Adaf participa de ação de recolhimento de embalagens de agrotóxicos em Apuí

Adaf participa de ação de recolhimento de embalagens de agrotóxicos em Apuí

AÇÃO DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS. Foto - Divulgação ADAF

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) participou, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/09) de mais uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Desta vez, a ação aconteceu no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) e recolheu mais de 1.500 recipientes, em balanço parcial.

A iniciativa foi promovida pela Associação de Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram) e aconteceu na sede do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) da cidade. Também são parceiros o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Ipev), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeitura local.

O fiscal agropecuário engenheiro agrônomo Michaell Santos destaca que a ação possibilita atender a legislação vigente, que estabelece a obrigatoriedade da devolução das embalagens vazias de agrotóxico.

“Isso permite a redução de passivo ambiental, já que estas embalagens terão destino adequado, evitando que as mesmas parem em leito de corpos hídricos, solo ou sejam queimadas”, afirma.

A Adaf orienta a todos os que vão devolver as embalagens para que entreguem as mesmas devidamente higienizadas. Para fazer a tríplice lavagem, é preciso esvaziar o recipiente por completo, encher a embalagem com água limpa até 25% do seu volume total, tampá-lo e agitá-lo em todos os sentidos, por 30 segundos. Em seguida, deve-se despejar a água do enxágue dentro do tanque de aplicação, com cuidado para não espirrar líquido. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por, aproximadamente, mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra. Todo esse procedimento deve ser repetido mais duas vezes. Por fim, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando seu fundo com um objeto pontiagudo.

De janeiro a julho deste ano, a Aram relatou à Adaf que foram recolhidas mais de 10 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. Apenas nas ações itinerantes, este ano, foram mais de 2 mil embalagens vazias – sendo mais de 1.500 somente em Apuí, segundo balanço parcial -, mas a associação recebe os materiais o ano todo na sede, em Manaus, localizada na Avenida Flamboyant, 585, Distrito Industrial 2.

O responsável pelo posto da Aram, Fredson Lima, ressalta que Apuí, onde aconteceu a ação itinerante desta semana, costuma se destacar na devolução das embalagens vazias.

“O município tem uma tradição de devolver embalagens. No ano passado, foi onde tivemos o maior recolhimento dentro do Estado. E este ano isso deve se repetir”, pontua.

As embalagens recolhidas são enviadas para Boa Vista e, depois, seguem para São Paulo para a correta destinação. Ao realizar a entrega das embalagens vazias, o produtor recebe um certificado de devolução, para apresentar à fiscalização quando necessário.

O calendário de recolhimento da associação inclui mais duas ações previstas para ainda este mês: em Santo Antônio do Matupi (Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus), nos dias 20 e 21; e no distrito de Realidade (Humaitá, a 590 quilômetros da capital), nos dias 28 e 29.

Sair da versão mobile