Assessores pedagógicos da rede municipal de Educação recebem orientação sobre o Alfabetiza Manaus

Foto: Eliton Santos

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu, na manhã desta sexta-feira, 11/8, com assessores pedagógicos que atuam nas Divisões Distritais Zonais (DDZs), nos departamentos que atendem a Subsecretaria de Gestão Educacional da rede municipal de ensino e também gestores escolares, para passar orientação sobre o desenvolvimento da ação Alfabetiza Manaus. O encontro ocorreu no auditório da Semed, na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

Erradicar o analfabetismo em Manaus é o objetivo do Alfabetiza Manaus e, de acordo com o diretor do Departamento de Gestão Educacional (DEGE), Anézio Mar, esse é um dos maiores desafios da gestão do prefeito David Almeida, com o apoio da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida. “É muito importante ter o apoio de todos os educadores nesse desafio, que é acabar com o analfabetismo em Manaus. Hoje, apresentamos ações efetivas para que a gente alcance esse objetivo, nossos assessores estarão entrando em campo para atuar diretamente nas escolas com os nossos alunos. Sabemos que não será uma missão fácil, é um desafio para todos nós, mas com a dedicação de todos, vamos conseguir”, declarou Anézio.

Durante o encontro, os assessores receberam orientação sobre o programa, socializaram práticas exitosas da campanha em 2022 e ainda puderam fazer perguntas e tirar várias dúvidas.

Participam dessa ação mais de cem assessores, que atuarão diretamente em mais de 60 escolas, três vezes na semana. Leida Cantalice é assessora e formadora na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Semed, e será uma das educadoras nessa missão.

“Estamos aqui para receber orientações e contribuir com essa experiência nesse processo de alfabetização dos nossos alunos. Sou professora e formadora, desenvolvo pesquisas nessa área com base na neurociência educacional e, com isso, quero contribuir com esse programa. Tenho certeza de que vai dar certo, porque todos nós estamos unidos para isso”, afirmou a professora.