Início Roraima Meio Ambiente | RR Campanha com ação itinerante para coleta de embalagens de defensivos agrícolas feita...

Campanha com ação itinerante para coleta de embalagens de defensivos agrícolas feita pela Prefeitura de Boa Vista

Imagem: SEMUC
Imagem: SEMUC

A ação será feita em parceria com o Instituto Nacional de Processamento das Embalagens Vazias (InpEV)

Nesta quinta-feira, 17, terá início uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Boa Vista. A ação é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, o Instituto Nacional de Processamento das Embalagens Vazias (InpEV) e a Associação das Revendas de Agroquímicos do Estado de Roraima (ARAERR).

A campanha consistirá em uma ação itinerante na área rural de Boa Vista, com o objetivo de coletar embalagens vazias de agrotóxicos. Os pontos de coleta serão divididos em dois locais. Das 8h até as 11h, no entroncamento da vicinal 7 com a estrada do Taiano, em frente a propriedade do agricultor Alziro Reis, no Polo 1, P.A Nova Amazônia.

Das 13h30 às 16h30, as equipes se deslocam para a área coletiva da Asstrfa – Pana, na vicinal 1 do P.A Nova Amazônia 1. Os agricultores que tenham embalagens vazias podem se dirigir aos pontos e fazer a entrega voluntária.

A importância de descartar corretamente as embalagens de defensivos agrícolas

O Brasil já se tornou referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Por ação do Sistema Campo Limpo, da InpEV, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total das embalagens de produtos comercializados anualmente recebem a correta destinação pós-consumo.

Nenhum país do mundo registra uma cobertura tão ampla. Na França, que tem o segundo melhor desempenho, a destinação não passa de 77%; seguida do Canadá, com 73%. Os Estados Unidos são o nono lugar no ranking, com 33%.

Com a destinação correta, serão evitados problemas de contaminação ambiental e, consequentemente, autuações pelos órgãos competentes. A meta da campanha é coletar o máximo de embalagens. Outras ações serão realizadas, porém, com data ainda a ser definida.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria de Agricultura, localizada na Avenida Ville Roy, 6793, Centro ou pelo telefone 3212 4160.

Informações de Emanuele Pasqualotto

Sair da versão mobile