Início Amazonas Segurança | AM Capital teve redução de 45% no número de assaltos aos ônibus

Capital teve redução de 45% no número de assaltos aos ônibus

Segurança no transporte público. Foto Divulgação ROMU

Neste ano, a iniciativa integrada da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de intensificar ações de fiscalização em todos os terminais de integração, plataformas e dentro dos ônibus, vem minimizando a preocupação constante de gestores, passageiros e trabalhadores do setor de transporte público com a segurança.

Lançada pela Semseg em abril, a operação “Terminal Seguro”, que conta com a atuação estratégica da Guarda Municipal e a implementação de câmeras de segurança em 100% da frota, reduziu em 45% o número de assaltos a ônibus na capital, demonstrando que as fiscalizações aliadas à tecnologia podem transformar essa realidade na luta contra a criminalidade no transporte público de Manaus. De janeiro a outubro de 2023, foram registrados 1.222 assaltos, e em 2024, neste mesmo período, o número caiu para 669.

Desde o início da operação, mais de 2,5 mil pessoas foram abordadas, reforçando a sensação de segurança tanto nos terminais quanto dentro dos veículos. Destas, 32 foram encaminhadas para prestar declarações na delegacia, como parte das medidas preventivas e investigativas realizadas pela força-tarefa. Além disso, a operação apreendeu diversos itens que poderiam ser usados em crimes e foram retirados de circulação, como três armas de fogo, 54 simulacros e 111 armas brancas.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a redução de 45% nos assaltos dentro dos ônibus é um reflexo direto do compromisso da Prefeitura de Manaus em oferecer um transporte público mais seguro e eficiente.

“As fiscalizações e a instalação de câmeras em 100% da frota, aliada à crescente adesão ao pagamento digital, tem mostrado como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica no enfrentamento da criminalidade. Nosso objetivo é continuar investindo em soluções inovadoras que garantam a segurança e promovam a confiança dos usuários no sistema de transporte coletivo de nossa cidade. A meta é zerar o número de assaltos a coletivos em Manaus”, enfatizou.

A instalação de câmeras em todos os veículos trouxe uma camada essencial de proteção. Além de servirem como ferramentas de monitoramento, as câmeras funcionam como um fator dissuasivo, inibindo ações criminosas. Com os registros sendo feitos em tempo real, autoridades têm maior capacidade de identificar suspeitos e esclarecer crimes, reforçando a sensação de segurança entre passageiros e trabalhadores.

Para o titular da Semseg, Alberto de Siqueira, a Guarda Municipal, vinculada à Semseg, tem feito abordagens rotineiras nos ônibus e terminais para proteger os usuários e os transportes coletivos.

“A população tem mostrado compreensão e colaboração com essas ações, que visam aumentar a segurança, mesmo que isso implique em pequenos atrasos no percurso. A Guarda Municipal trabalha, em parceria com a Polícia Militar, para retirar criminosos de circulação e não busca protagonismo, mas sim apoiar as forças de segurança”, afirmou.

A ação reflete o esforço contínuo para garantir a segurança da população nas ruas da capital e a apreensão de suspeitos foragidos. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) reforça à população que, ao observar pessoas com atitudes suspeitas, entre em contato no número 153. O grupamento de pronta-resposta da Guarda Municipal realizará a abordagem necessária.

Pagamentos digitais

Outro fator essencial para a queda nos índices de criminalidade é a ampla adesão ao pagamento digital. Com 84% das tarifas sendo pagas por aplicativos, cartões de crédito, débito e dispositivos com sistema NFC, a circulação de dinheiro em espécie nos veículos foi drasticamente reduzida.

Além de oferecer praticidade aos usuários, o pagamento digital também colabora para uma operação mais segura e transparente, protegendo não apenas passageiros, mas também motoristas e cobradores, que antes eram alvos de constantes abordagens criminosas.

A combinação de monitoramento por câmeras e a popularização de pagamentos digitais é um exemplo de como medidas bem planejadas podem gerar impactos positivos em múltiplas frentes. A redução de 45% nos assaltos nos coletivos reflete uma melhora direta na qualidade de vida dos usuários, incentivando o uso do transporte público como alternativa segura e eficiente.

Esses avanços mostram que a tecnologia é essencial na busca por soluções para desafios urbanos, fortalecendo a segurança e promovendo maior confiança entre a população. O modelo adotado serve como referência para outras cidades que visam modernizar seus sistemas de transporte e aumentar a segurança de seus cidadãos.

O desafio agora é manter o ritmo das inovações e investir em tecnologias que reforcem ainda mais a sensação de segurança nos deslocamentos urbanos. Com isso, a mobilidade pode continuar sendo não apenas eficiente, mas também mais humana e protegida.

Sair da versão mobile